Descuido

Praças tradicionais do Centro estão abandonadas

Logradouros como as praças da Misericórdia, da Alegria, da Bíblia e Odorico Mendes estão se deteriorando por causa de falta de manutenção; problemas vão desde o lixo acumulado até a estrutura física depredada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

[e-s001]Enquanto a Prefeitura de São Luís se dedica a reformar praças em bairros da cidade, aquelas tradicionais, localizadas no centro da capital, se deterioram com o passar do tempo e pela falta de cuidados. Esses logradouros públicos, que já foram cartões-postais da cidade, contribuem para evidenciar o estado de abandono da região.

A Praça da Misericórdia é uma das mais antigas da cidade e uma das mais penalizadas com a falta de assistência do poder público municipal. Por diversas vezes a Prefeitura afirmou que já havia projetos para a revitalização do espaço, no entanto, nenhuma ação saiu do papel até o momento.

Abandono
Um dos problemas da praça é a fonte de água localizada no centro da praça, que há vários não funciona. Como consequência, a pouca água está represada, transforma-se em local propício de reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya.

Ao longo de todo o espaço, é possível observar que grande parte dos bancos está depredado por causa da ação do tempo e de marginais que frequentam o logradouro durante a noite, o que contribui diretamente para o atual estado de abandono da praça. Muitos motoristas deixam seus veículos sobre o calçamento da praça, danificando-o.

As muretas também estão quebradas e muitas sujas de limo e com rachaduras. Além disso, a grama está alta, deixando o aspecto do espaço mais deplorável. Apesar desses problemas, o recolhimento do lixo é feito regularmente na região.

[e-s001]A Praça da Alegria foi reformada há alguns anos, mas ela já apresenta sinais de depredação em alguns pontos. O Estado esteve no local e constatou que o logradouro acumula lixo em alguns pontos.
Outro logradouro esquecido pelo poder público é a Praça da Bíblia. Em diversos trechos o mato cresce sem nenhum controle, mostrando que o serviço de capina não é feito há muito tempo. Lixo, como garrafas, copos plásticos, papéis, embalagens e outros objetos, amontoam-se em pontos do local.

A Praça Odorico Mendes também enfrenta problemas em sua infraestrutura. Carros são colocados no calçamento, que já está destruído. Alguns bancos estão quebrados. O mato está alto e há pontos onde o lixo se acumula.

Sem condições
Quem passa por esses locais reclama da situação e do estado de abandono das praças da cidade. “É uma tristeza o estado em que se encontram as nossas praças. Não podemos mais nem fotografar e enviar como cartão-postal da nossa cidade. Também não podemos sentar em uma delas por causa da marginalidade”, disse a comerciária Francinete Ribeiro.

A Prefeitura de São Luís foi procurada por O Estado para saber quais projetos o Município tinha para revitalizar as praças do centro da cidade citadas na reportagem. Por meio de nota, o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) informou que as praças da Misericórdia e Odorico Mendes estão dentro do conjunto de obras de revitalização de praças previstas pela Pre­feitura de São Luís. O processo de licitação já está em curso e nos próximos dias deverá ser realizada a licitação para início das obras. Os serviços de limpeza dos espaços estão previstos para as próximas semanas, por meio do programa "Mais Limpeza, Mais Saúde". Já a Praça da Bíblia, que passou por ampla limpeza, está contemplada no programa de revitalização do Município e até o segundo semes­tre será executada.

SAIBA MAIS

Conforme dispõe a Lei nº 4.669, de 11 de outubro de 2006, que trata do Plano Diretor do Município de São Luís, as praças, áreas verdes e espaços livres em geral devem ser alvos de ações estratégicas do poder público municipal para a revitalização e conservação desses locais. Porém, isso não é feito e o que se observa são esses locais, que deveriam ser pontos turísticos, sendo gradativamente destruídos.

Praças Abandonadas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.