Vigilância Sanitária

Venda de comidas típicas será fiscalizada em arraiais

Verificação das condições sanitárias de produtos do gênero alimentício será feita diretamente pela Vigilância Sanitária Municipal; caso haja desobediência do comerciante, o produto será apreendido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Fiscalização do preparo e manuseio de comidas em arraiais já começou e será intensificada a partir do dia 18
Fiscalização do preparo e manuseio de comidas em arraiais já começou e será intensificada a partir do dia 18 (Comidas Típicas)

A preparação e o manuseio das comidas típicas do período junino serão alvo de fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal. O trabalho deverá ser intensificado a partir do dia 18, com a presença de fiscais do órgão nos arraiais de São Luís.

De acordo com informações da Vigilância Sanitária do Município, a fiscalização foi iniciada no último fim de semana no Arraial do Rio Anil (realizado no Rio Anil Shopping). Na ocasião, não foi constatada nenhuma irregularidade. No trabalho, os fiscais verificam o armazenamento e as condições adequadas dos alimentos revendidos. Além disso, é checado se os vendedores utilizam equipamentos de proteção obrigatórios, como luva, touca, avental e máscara.

Segundo a superintendente de Vigilância Sanitária do Município, Terezinha Lobo, antes de iniciarem a comercialização das comidas, os vendedores recebem orientações do poder público em curso, denominado de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (BPMA). De acordo com a gestora, até o momento cerca de 60 pessoas se submeteram à capacitação. “No entanto, este número deverá au­mentar até o início das festas juninas”, ressaltou a superintendente.

Ela frisou que somente após este curso os vendedores poderão pleitear a solicitação do alvará sanitário, documento necessário para a comercialização durante o período junino. Caso o vendedor seja flagrado, em arraiais e locais adjacentes, revendendo comidas sem autorização, terá o produto apreendido. “É uma medida que, se utilizada, garantiria o bem-estar da população”, disse a superintendente.

A Vigilância Sanitária informou também que a população poderá ajudar no trabalho de fiscalização dos alimentos, durante o São João. Denúncias poderão ser feitas por meio do telefone (98) 3214-7332.

Dados
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) da Prefeitura de São Luís, somente no ano passado, foram capacitadas 1.050 pessoas no manuseio de alimentos e que comercializam produtos do gênero no período junino e em outras datas do ano.

Dicas para quem deseja manipular alimentos

  • Usar uniforme
  • Retirar brincos, colares e outros adornos
  • Lavar bem sempre as mãos
  • Não usar maquiagem
  • Higienizar corretamente os utensílios
  • Procurar capacitação
  • Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.