Guarnicê

Os clássicos na tela

As mostras Cenário Brasil, Cenário Maranhão e Neville D’Almeida são destaques no Festival Guarnicê

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Cena do filme Os Sete Gatinhos, que será exibido hoje no Cine Praia Grande
Cena do filme Os Sete Gatinhos, que será exibido hoje no Cine Praia Grande (Os sete gatinhos)

A 39ª edição do Festival Guarnicê de Cinema prossegue hoje com uma programação que contempla também as mostras paralelas. Abertas ao público, a Cenário Brasil, Cenário Maranhão e Neville D’Almeida reúnem produções de curtas e longas, todas com entrada gratuita. O evento ocorre até o dia 11 deste mês com exibições no Cine Teatro da Cidade, Teatro João do Vale e Cine Praia Grande.

Os filmes que integram as mostras foram indicados pela curadoria do Festival, a partir do universo de inscritos, mas que não foram selecionados para a competitiva do festival. “São filmes de grande qualidade, mas que não entraram nas competitivas, mas também não poderíamos deixar de exibir. Com certeza eles enriquecem o festival”, diz a diretora do Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão, entidade realizadora do Festival, Fernanda Pinheiro.

Homenageado deste ano, o cineasta Neville D’Almeida ganhou uma mostra que reúne os clássicos do diretor, um dos fundadores do movimento marginal, principal alvo cultural da censura dos militares, e dono da terceira maior bilheteria da história do país, com “A dama do lotação”. Hoje, às 16h30 no Cine Praia Grande será exibida a comédia “Os Sete Gatinhos”.

Baseada no livro de Rodrigues, a obra cinematográfica conta a história de um casal que tem cinco filhas, das quais quatro se prostituem para bancarem o enxoval da caçula, que é a única virgem. Traz no elenco nomes como Lima Duarte, Regina Casé, Telma Reston e Antonio Fagundes.

Mostras

As mostras Cenário Brasil e Cenário Maranhão são uma oportunidade dos realizadores de apresentarem seus trabalhos ao público, que deseja conhecer temáticas e olhares diferenciados das produções mais recentes do país.

Filmes como “Do outro lado do Atlântico”, de Daniele Ellery; “Geraldinos”, de Pedro Asbeg e Renato Martins; “Hector”, de Edu Felistoque; “Das raízes as pontas”, de Flora Egécia; “Eu queria ser arrebatada, amordaçada e, nas minhas costas, tatuada”, de Andy Malafaia; “Os olhos de Arthur”, de Allan; “Ciclo urbano”, de Washington Assis; “O que teria acontecido ou não naquela calma e misteriosa tarde de domingo no jardim zoológico”, de Allan Souza Lima e Gugu Seppi compõe a mostra Cenário Brasil. Já a mostra Maranhão traz produções como “Nua por dentro do couro”, de Lucas Sá; “Caminhos de pedras miúdas”, de Charles Melo; “A pedra e a palavra”, de Joaquim Haickel e Coi Belluzzu (ofilme eserá exibido hoje, às 14h30 no Cine Praia Grande); “Na boca da espirradeira”, de Inácio Araujo; “Bendito de São Benedito”, de Milton Martins; “Desenhando um sonho: a história de luta de Piquiá de Baixo”, Juielli Soares; “Tambor de crioula do ritual ao espetáculo”, Max Pinheiro e Dandara Mendes.

Com patrocínio da Cemar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão, o 39º Festival Guarnicê de Cinema é apresentado pela UFMA, por meio do DAC da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce).

Integram a programação do Festival as mostras Competitivas (curtas e longas), Cenário Brasil, Cenário Maranhão, Temática Novos Olhares para o Maranhão, Cinema não tem Idade, Guarnicezinho, Mostra Jovem, Neville D’ Almeida, além de Longas Convidados.

Com mais de 250 filmes inscritos, 20 foram selecionados para as mostras Competitivas, sendo 16 curtas e quatro longas-metragens. Nomes como Mayana Neiva, Letícia Sabatella, Chico Diaz, Helena Ignez, entre outros participam do festival.

Serviço

O quê

Festival Guarnicê de Cinema

Quando

Até dia 11 deste mês

Onde

Cine Teatro da Cidade, Teatro João do Vale, Cine Praia Grande e Teatro Arthur Azevedo (cerimônias de abertura e encerramento)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.