Violência

EI mata civis que tentam fugir de conflito em Fallujah, no Iraque

Pessoas foram mortas enquanto tentavam cruzar o rio Eufrates, de acordo com o Conselho de Refugiados Norueguês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Iraque - O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) está atirando em civis que tentam deixar a cidade de Fallujah, no Iraque, em meio a uma batalha entre forças militares do governo iraquiano e militantes do EI que já dura duas semanas, segundo informações de uma organização de ajuda internacional e o Exército do Iraque.

Forças do governo buscam desde o final de maio recuperar a cidade controlada pelo EI. As tropas, no entanto, encontram dificuldades para superar a resistência dos militantes e a presença de 50 mil civis na cidade.

Um homem-bomba se explodiu em meio a uma multidão de civis em fuga, matando duas pessoas e deixando outras três feridas no domingo,5, segundo a polícia. Civis também foram mortos enquanto tentavam cruzar o rio Eufrates, de acordo com o Conselho de Refugiados Norueguês (NRC), uma das entidades que ajudam as famílias que saíram da cidade.

O número de vítimas do grupo jihadista na cidade chega às dezenas, afirmou o membro das forças antiterroristas iraquianas Maj. Ali Hanoon. Oficiais iraquianos dizem que o total de mortos pode ser ainda maior.

"Nossos maiores medos foram tragicamente confirmados, com civis sendo transformados em alvos enquanto tentam fugir em segurança", disse Nasr Muflahi, diretor do NRC no Iraque.

Operação

A operação em Fallujah coincide com uma dupla ofensiva a bastiões do EI próximos à Síria. Forças curdas avançam sobre Manbij, cidade dominada pelo grupo jihadista, que controla a rota de suprimentos entre a fronteira turca e a cidade de Raqqa, capital do EI. Ao mesmo tempo, tropas do governo sírio avançam sobre Raqqa pelo sul.

Segundo informações do OSDH (Observatório Sírio de Direitos Humanos), as tropas sírias "estão apoiadas por bombardeios aéreos russos e por milícias treinadas em Moscou" em Raqqa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.