Eleições 2016

Edivaldo reúne partidos aliados para evitar fuga de apoiadores em SL

Prefeito ouviu cobranças de representantes de 14 legendas que já fazem parte da base de apoio do gestor municipal; encontro pode resultar em reordenamento no secretariado

Carla Lima - subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
(Edivaldo reúnbe lideranças do partido)

O prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT), reuniu ontem 14 partidos para debater as estratégias para as eleições de outubro deste ano. São legendas que já fazem parte da base de apoio do gestor e que estavam insatisfeitos com acordos não cumpridos por parte do pedetista. A reunião serviu, na verdade, para fechar arestas e evitar perda de apoios já garantidos. Foi uma tentativa do prefeito de manter o otimismo entre os aliados.

Nos bastidores, aliados do prefeito Edivaldo Júnior reclamavam constantemente do distanciamento do pedetista e da falta do cumprimento dos acordos fechados na época em que os representantes partidários começaram a declarar apoio ao gestor.

Diante de uma possível debandada, o prefeito Edivaldo Júnior decidiu reunir esses aliados para uma rodada de conversa, onde arestas deveriam ser aparadas, com fechamento de novos acordos como garantir para manutenção dos apoios.

Se os partidos reunidos ontem se mantiverem na base até as convenções, Edivaldo terá a a maior coligação na disputa em São Luís.

“Estamos acompanhando a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, sabemos do trabalho que ele desenvolve e por isso estamos junto com o projeto de reeleição”, afirmou Pedro Lucas Fernandes, vereador do PTB.

Edivaldo Júnior garantiu que na reunião foram traçadas estratégias visando o pleito de outubro. Para ter o apoio dos presentes o gestor apresentou resultados de sua gestão. “Estamos certos do apoio de todos para que possamos dá continuidade a esse trabalha que estamos desenvolvendo após passar inicialmente por dificuldades grandes”, disse Edivaldo Júnior.

Mentor

O encontro, na verdade, foi articulado pelos representantes partidários, sobretudo o presidente estadual do PDT, deputado Weverton Rocha. Ao contrário dos conselheiros mais próximos do gestor, Rocha se preocupa com a rejeição do companheiro de partido e saber da importância de Edivaldo Júnior ter uma base ampla de apoio.

A reunião de 15 partidos políticos representará mais do que tempo de televisão já que, pelas novas regras, somente seis maiores bancadas é que contarão o tempo do horário gratuito. Segundo Weverton Rocha, 15 legendas significam agora força para uma campanha de uma eleição que ele considera ser diferente das anteriores.

“Estamos vivendo um momento de crise. Essa eleição não será como as anteriores. Por isso, precisamos ter o maior número de partidos porque isso significa atuação ampla em prol da campanha do prefeito Edivaldo Holanda Júnior”, afirmou Rocha.

Além das 15 legendas já fechadas, Weverton Rocha e Edivaldo Júnior ainda aguardam as definições internas do PSB e PT. Conforme se desenrolem, os partidos poderão fazer parte da coligação encabeçada por Edivaldo Júnior.

Lembrando que o PT já chegou a iniciar negociações para apoio de Edivaldo Júnior, mas esta não avançou porque os gestos do prefeito foram ao contrário do que havia sido acordado.

No caso do PSB, a possibilidade de acordos é menor ainda até mesmo porque as duas teses atualmente defendida dentro da sigla é de candidatura própria com Bira do Pindaré ou coligação, mas como apoiador da deputada Eliziane Gama (PPS).

As Legendas presentes

PSD, PROS, PTB, PSC, PRB, PTC, PC do B, PEN, DEM, PRP, PSDC, PDT, PR, PRTB e PSL

Cronograma de encontros foi definido

As promessas feitas pelo prefeito Edivaldo Júnior aos representantes de partidos foram renovadas. Com isso, um cronograma de encontros foi definido para os próximos dias. Uma nova reunião vai acontecer na segunda-feira, 13. Esse encontro servirá para avançar nas negociações de apoio do prefeito e também para fechar os preparativos para o evento seguinte.

O próximo encontro será um ato na Assembleia Legislativa no dia 17 deste mês, uma sexta-feira. Nesse evento, segundo Weverton Rocha, será lançada oficialmente a pré-candidatura de Edivaldo Júnior.

Esse ato terá também a participação dos pré-candidatos a vereador de São Luís.

O que não será definido nos dois próximos encontros, segundo Edivaldo Júnior, é a questão do vice na chapa do prefeito e também a questão das coligações para as eleições proporcionais.

Como o prefeito ainda trabalhar para evitar fuga dos já declarados aliados, Edivaldo evitou em falar em composição de coligações.

Já a questão do vice, segundo Weverton Rocha, ainda será negociada porque o provável é que seja escolhido um nome entre os partidos aliados para somar com o prefeito da capital.

“Não temos nomes para especular. O que definidos foi que o próximo vice-prefeito deverá somar com o prefeito Edivaldo Júnior. Por isso, todos os partidos têm condições de indicar um bom nome”, afirmou Weverton Rocha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.