Meio Ambiente

Rotatória do Calhau ganha mudas de plantas

"Semeio o Verde", projeto idealizado pelo deputado Adriano Sarney e que vai se estender por toda a cidade, reuniu ontem instituições, como a Uema, e voluntários, entre crianças e adultos, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

SÃO LUÍS - Neste domingo celebrou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em São Luís, uma das principais atividades que lembraram a data foi a ação do projeto “Semeio o Verde”, do Partido Verde (PV) do Maranhão, idealizada pelo deputado estadual Adriano Sarney. Na ação, primeira de muitas que ainda serão realizadas, 100 mudas foram plantadas na rotatória do Calhau, na Avenida dos Holandeses.

A manhã foi de descontração e também de muito trabalho na rotatória. Crianças e adultos plantaram 100 mudas das plantas Alamanda amarela e Aspargo-alfinete. As plantas dos tipos ornamentais e arbustivas foram escolhidas levando em consideração o espaço disponível. Mas a ideia é que espécies de grande também sejam plantadas nas próximas ações do projeto.

Idealizador do projeto, o deputado Adriano Sarney se fez presente na ação e também colaborou plantando algumas mudas das plantas. Ele explicou que a proposta do projeto é incentivar o cultivo de árvores, arbustos e plantas ornamentais, fomentando a educação ambiental.

“É importante que a população tenha essa conscientização que plantar uma árvore, que investir seu tempo na arborização da nossa capital e de outras cidades do Maranhão, é simples, fácil e trará grandes benefícios para o meio ambiente e para a própria população amenizando o calor”, explicou o deputado.

Ainda de acordo com ele, a proposta é que diversas ações como a que ocorreu ontem sejam realizadas também dentro dos bairros e outras grandes avenidas da capital. “Vamos levar esse projeto em parceria com outras entidades para que a gente possa disseminar a ideia do plantio de mudas. Temos pesquisado essa questão e chegamos à conclusão que São Luís, uma cidade muito quente, precisamos ter a arborização muito mais forte”, disse Adriano Sarney.

Participação

A ação realizada ontem contou com apoio do Curso de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema); do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) , e voluntários do PV Jovem.

Muitas crianças também participaram da ação. Paulo, de 10 anos, foi uma delas. Apesar da pouca idade, o pequeno explicou com bastante desenvoltura a importância do evento realizado. “Eu acho importante plantar porque essas árvores vão crescer e nos ajudar a viver melhor”, disse.

Mais

A história do Dia do meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. A criação da data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.