Dança

Singularidade corporal é explorada em solo “Encanta o Meu Jardim”

Espetáculo da bailarina Rosa Primo foi contemplada pelo Prêmio Klauss Vianna de Dança e em São Luís integra a programação do Conexão Dança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
(rosa primo)

A bailarina cearense Rosa Primo, se apresenta em São Luís, beste domingo (5), às 18h no Teatro João do Vale, dentro do projeto Conexão Dança, que prossegue com atividades até terça-feira (7). O solo “Encanta o Meu Jardim”, foi selecionado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014, e, graças à iniciativa, circulará por diversas cidades do Nordeste e do Sul do Brasil.

Antes de chegar a São Luís, o slo foi apresentado em Fortaleza, no dia 1º de junho. A turnê de “Encanta o Meu Jardim” passará também pelas cidades de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Recife (PE) e Natal (RN) e será encerrada em novembro deste ano.

O solo “Encanta o Meu Jardim” trata sobre o processo de construção de uma possível singularidade corporal. “A motivação para o espetáculo partiu não somente do desejo
de encontros a fim de responder a demandas variadas, mas do desafio de tentar apresentar um recorte preciso de um conjunto disperso. Entender no corpo esse processo é vivenciar a busca de uma singularidade possível só porque é diferente em si mesma. Partes, pedaços, restos compõem uma vida, um tempo, um jardim que se reinventa continuamente e mantém o encanto e o estranhamento”, explica a bailarina, ressaltando ainda que o “Encanta o Meu Jardim” é apenas um desejo, “um desejo de existir”.

Criando redes colaborativas para dança de forma a viabilizar o projeto, a produção do espetáculo promoveu parceiras culturais com importantes eventos de danças, como festivais, e instituições nos estados. Em São Luís a parceria foi com o Conexão Dança; Dança.com, em Porto Alegre; Sesc Prainha, em Florianópolis; e Festival Internacional Cena CumpliCidades, em Recife e Natal.

Além das apresentações, o projeto premiado prevê também uma oficina em cada cidade – em São Luís ocorreu sábado (4) no Casarão Angelus Novus - sobre pesquisa corporal e o processo criativo do espetáculo, tendo como público-alvo artistas, estudantes, professores e pesquisadores de dança.

Rosa Primo

Bailarina e professora de dança, tem doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com período de estudo em dança pela Université de Paris VIII (França) e mestrado em Sociologia pela UFC. Professora dos Cursos de Bacharelado em Licenciatura em Dança da UFC. Foi coordenadora de dança da Secretaria de Cultura de Fortaleza e crítica de dança no jornal O Povo.

Serviço

O quê

Solo “Encanta o Meu Jardim” – Conexão Dança

Quando

Domingo, 5 de junho, às 18h

Onde

Teatro João do Vale (Rua da Estrela, 283 – Centro Histórico)

Gratuito

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.