Gurnicê

É hora de cinema

Festival Guarnicê de Cinema vai movimentar a cena do audiovisual durante uma semana; programação foi pensada para agradar a todos os públicos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
O cineasta Neville D' Almeida será homenageado no evento
O cineasta Neville D' Almeida será homenageado no evento (Neville D' Almeida)

A partir desta segunda-feira, 6, São Luís vai respirar cinema. É que terá início a 39ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, que prossegue até o próximo sábado, 11, em diversos espaços culturais da cidade. A abertura será às 19h, no Teatro Arthur Azevedo (Centro) com a presença do cineasta Neville D’ Almeida, o homenageado desta edição. Na ocasião, será exibido o drama “A frente fria que a chuva traz”, último trabalho do cineasta que tem no currículo produções como “Dama do Lotação”, lançado no fim da década de 1970 e que até hoje é a terceira maior bilheteria da história do cinema nacional.

Além da sessão de cinema, a noite de abertura terá ainda um pocket show com a cantora maranhense Cecília Leite, uma breve fala do cineasta Neville D’Almeida e da atriz Juliane Araújo, que integra o elenco de “A frente fria que a chuva traz”. A obra é baseada na peça de Mário Bortolotto e marca o retorno do cineasta após anos sem lançar um longa-metragem. Seu último filme tinha sido “Hoje é dia Rock” (1999). O longa, da Produtora República Pureza, conta a história de jovens milionários que promovem festas em favelas cariocas.

Este ano, o festival traz como tema “Novos olhares, novas experiências”. “A homenagem ao Neville D’ Almeida casa com o tema do Festival Guarnicê de Cinema que, este ano, fala sobre reinvenção, mudanças e ele tem muito isto no trabalho que desenvolve”, diz Fernanda Pinheiro, diretora do Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão, entidade realizadora do Festival.

Espaços

Este ano, o Festival Guarnicê ocorre no Cine Teatro da Cidade, Teatro João do Vale e Cine Praia Grande. Somente as solenidades de abertura e encerramento serão no Teatro Arthur Azevedo. Integram a programação do Festival as Mostras Competitivas (curtas e longas), Cenário Brasil, Cenário Maranhão, Temática Novos Olhares para o Maranhão, Cinema não tem Idade, Guarnicezinho, Mostra Jovem, Neville D’ Almeida, além de Longas Convidados. “Nossa intenção foi montar uma programação que agradasse a todos os públicos, mas que, principalmente, aproximasse o público do festival”, destaca Fernanda Pinheiro.

De acordo com a organização do festival, mais de 250 filmes foram inscritos no Guarnicê. Destes, 20 foram selecionados para as mostras Competitivas, sendo 16 curtas e quatro longas-metragens. As exibições destas produções começarão terça-feira, às 19h, no Teatro João do Vale com reapresentação a partir de quarta-feira em duas sessões, às 9h30 e 12h30, no Cine Praia Grande.

Entre as novidades, está o Movie Lounge, que são encontros entre o público e os realizadores que ocorrerão todos os dias do evento, a partir de terça-feira, sempre às 16h, na Casa do Maranhão. Trata-se de um momento no qual eles falarão sobre o processo de realização de uma obra cinematográfica. Outra novidade são as sessões de Bate-Papo, que terão como temas “Ofício do Ator”, com a presença de Mayana Neiva, Djin Sganzerla e Áurea Maranhão; “A descentralização da produção audiovisual”, com a equipe da Novelo Filmes e Rodrigo Camargo, da Ancine; e “Falando sobre Cinema Marginal”, com Helena Ignez e Frederico Machado.

Neste contexto, destaque também para o projeto Cinema em Todo Lugar, que levará sessões de cinema para a escola Governador José Murad; e a recepção lúdica, na qual atores receberão o público para as sessões infantis vestidos com personagens do cinema.

Assim como nas edições anteriores, o Festival Guranicê oferecerá as oficinas formativas “Da ideia ao roteiro”, “Dirigindo filmes”, “A construção da personagem no audiovisual”, “Formatação e estratégias de viabilização de projetos audiovisuais”, “A montagem e a construção da narrativa” e “Oficina de Animação”.

Mais

O Festival Guarnicê de Cinema é apresentado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce). O evento tem apoio da Fundação Sousândrade (Fsadu) com patrocínio da Cemar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Serviço

O quê

Festival Guarnicê de Cinema

Quando

De 6 a 11 deste mês

Onde

Cine Teatro da Cidade, Teatro João do Vale, Cine Praia Grande e Teatro Arthur Azevedo (cerimônias de abertura e encerramento)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.