Terrorismo

Deputada palestina é libertada após 14 meses de detenção em Israel

Khalida Jarrar foi sentenciada por ''incitar a violência e o terrorismo''; ela é responsável pela questão dos prisioneiros palestinos em Israel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Israel - A deputada palestina Khalida Jarrar foi libertada de prisão em Israel depois de permanecer detida por 14 meses. Após ser libertada, foi recebida pelo chefe da lista árabe no Knesset, Ayman Odeh, e dezenas de partidários do seu partido, a Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), de inspiração marxista e que Israel considera terrorista.

Khalida Jarrar, 53, foi presa em abril de 2015 e sentenciada em dezembro a 15 meses de prisão por "incitar a violência e o terrorismo", segundo o Exército de Israel.

Ela foi libertada um mês antes de completar sua sentença devido à superlotação da prisão, informaram as autoridades israelenses.

"Ainda estão detidas mais de 7.000 pessoas, incluindo juízes, parlamentares, crianças, doentes e os palestinos de 1948", termo pelo qual os palestinos se referem a árabes israelenses, indicou Jarrar à imprensa ao chegar em sua casa em Ramallah.

Ramallah é a sede da Autoridade Palestina na Cisjordânia, um território ocupado por Israel há quase meio século.

Jarrar é responsável no Parlamento palestino pela questão dos prisioneiros palestinos em prisões israelenses.

A maioria dos líderes da FPLP estão detidos. Jarrar já esteve na prisão várias vezes. Seis deputados palestinos ainda detidos em Israel, de acordo com o Clube de prisioneiros palestinos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.