Universidade

Ceuma esclarece cobrança de diferença de semestralidade

De acordo com a instituição,agamento da diferença pelo estudante financiado está previsto nas regras do Fundo, estabelecidas pelo Ministério da Educação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

O reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins, esclareceu, por meio de nota, a cobrança de diferença financeira de semestralidade a acadêmicos do curso de Medicina assistidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). De acordo com a instituição, o pagamento da diferença pelo estudante financiado está previsto nas regras do Fundo, estabelecidas pelo Ministério da Educação ( MEC).

Portaria normativa do MEC prevê a limitação do valor máximo da semestralidade do curso a ser financiado pelo Fies. Pela norma, a instituição, na condição de agente operador do Fundo, poderá estipular valores máximos e mínimos para financiamento ao estudante e para adesão das entidades mantenedoras ao fundo.

A Universidade Ceuma ressalta que o valor estabelecido pelo MEC em 2016 como teto para o Fies é inferior ao valor da semestralidade do curso de Medicina da instituição. " A cobrança da diferença é justa e necessária para que se mantenha a estabilidade financeira do curso. A Universidade Ceuma se sentiu obrigada a cobrar a diferença entre o valor financiado pelo Fies e valor da semestralidade de todos os alunos de Medicina que se encontram nessa situação”, justifica a instituição em nota.

Saulo Martins afirma que a unioversidade está agindo dentro da legalidade e com a devida transparência com seus alunos. " A Universidade Ceuma disponibiliza aos alunos a Central de Atendimento Financeiro para que estes busquem informações e possibilidades de negociação", afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.