Tocha nos Leçóis

Areias dos Lençóis vão receber Tocha olímpica

Inclusão das unidades de conservação ambiental na rota do fogo olímpico demonstra que elas são reconhecidas e valorizadas pela sociedade brasileira, segundo o ICMBio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Barreirinhas - A tocha olímpica estará no dia 13 deste mês no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no município de Barreirinhas. O revezamento será feito no meio das dunas (ainda sem horário). Antes, descerá o Rio Preguiças. Os Lençóis estão entre as nove Unidades de Conservação Ambiental (UCs) que serão visitadas pela tocha.

O secretário de Turismo e líder da força-tarefa que coordena a passagem da tocha em Barreirinhas, Reges Júnior, disse que somente três dias antes será divulgada a relação de pessoas que carregarão o símbolo das Olimpíadas

Antes de chegar ao Rio de Janeiro, no dia 4 de agosto, para a solenidade de abertura das Olimpíadas, a tocha olímpica, que segue no revezamento por 329 cidades em todo o país, passará por UCs geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A inclusão das unidades de conservação no trajeto da chama olímpica mostra, na visão de gestores do ICMBio, o reconhecimento e a valorização que a sociedade dedica às UCs, não só pelos serviços ambientais que elas oferecem, mas também por serem espaços símbolos da riqueza natural e cultural do Brasil, que merecem ser divulgados para todo o mundo.

Do início do revezamento, no dia 3 de maio, até hoje, o comboio que transporta a tocha já passou por três UCs: Parque Nacional de Brasília (DF), no dia 3, Parque Nacional Histórico do Monte Pascoal (BA), no dia 19, e Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA), no dia 23.

As próximas unidades a receberem a tocha serão o Parque Nacional Marinho e a Área de Proteção Ambiental (APA), ambos em Fernando de Noronha, no meio do Oceano Atlântico, a 500 quilômetros de Recife (PE). O fogo olímpico desembarcará no local em 5 deste mês, Dia Mundial do Meio Ambiente. O servidor Gilvânio Ferreira da Silva vai representar o ICMBio no grupo de pessoas que carregará a tocha.

As unidades do Instituto no arquipélago vão aproveitar a passagem do fogo olímpico para comemorar, também nesse dia, os 30 anos de criação da APA de Fernando de Noronha. A atividade, que terá atrações culturais, contará com a participação de alunos da escola local.

Visitas

No dia 10, a chama passará por duas UCs no Piauí. Pela manhã, estará no Parque Nacional de Sete Cidades, que ocupa áreas dos municípios de Piripiri e Piracuruca. Será carregada num percurso de 18 quilômetros no interior da unidade.

Entre as pessoas que levarão o fogo olímpico, está a condutora de visitantes, Maria Janaína de Souza, que trabalha no parque de Sete Cidades há 10 anos. O revezamento será feito em três pontos: Tartaruga, Arco-do-Triunfo e vista panorâmica.

À tarde, a tocha será levada à Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, no município de Parnaíba. A APA protege a rica biodiversidade do delta, que fica no litoral entre o Piauí e o Maranhão. Antes de desembocar no Oceano Atlântico, o rio abre-se em cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais.

Chapada

No dia 24 deste mês, o fogo olímpico seguirá para o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. A previsão é que chegue ao local por volta das 12h40, em um helicóptero, que pousará no estacionamento da cachoeira Véu de Noiva (sede administrativa do parque).

Da cachoeira, será levado, de helicóptero, para a Cidade de Pedras, outro atrativo do parque, para registro em foto e vídeo no primeiro mirante. Depois, a tocha seguirá para o morro São Jerônimo, novamente pelo ar. Neste local, está prevista a presença de um só condutor da tocha no topo do morro, para imagem aérea.

No dia 30 deste mês, a tocha passará por uma das mais belos cenários naturais do Mundo, o Parque Nacional do Iguaçu, que fica na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das Sete Maravilhas da Natureza.

A tocha olímpica será conduzida, entre outras pessoas, por um servidor do ICMBio, pelas trilhas e mirantes do parque e deverá ser fotografada e filmada diante das enormes quedas d´água, cuja beleza atrai milhares de visitantes todos os anos à unidade de conservação.

A tocha cruzará, de ponta a ponta, a cidade de Petrópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, passando pela Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, que tem cerca de 47 mil hectares de seu território dentro do município.

O grand finale do revezamento em unidades de conservação federais ocorrerá no dia 4 de agosto, quando a tocha chegará ao Rio de Janeiro, cidade-sede das Olímpiadas.

Corcovado

A tocha será carregada até o alto do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, onde reina soberano o monumento do Cristo Redentor, considerado o principal cartão-postal do Brasil, e do qual se contempla uma das mais belas paisagens urbanas do Mundo.

O evento deverá reunir milhares de pessoas, já que ocorrerá na véspera da solenidade de abertura dos jogos olímpicos e terá lugar na unidade de conservação mais visitada do país. Somente no ano passado, o parque registrou a entrada de quase 3 milhões de turistas, entre brasileiros e estrangeiros.


Mais
Roteiro da tocha pelas unidades de conservação

5/6 - Parque Nacional e APA de Fernando de Noronha

10/6 - Parque Nacional das Sete Cidades e APA Delta do Parnaíba

13/6 - Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

24/6 - Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

30/6 - Parque Nacional de Foz do Iguaçu

29/7 - APA de Petrópolis

4/8 - Parque Nacional da Tijuca

Lençóis é destino certo da beleza natural

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no Litoral Oriental do estado, é o principal destino indutor do turismo no estado. Quem está em busca de aventura segura e contemplação da natureza, os Lençóis são o destino perfeito.

Caminhar sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil e se refrescar em lagoas de água cristalina são experiências únicas que você levará para o resto da vida.

Os Lençóis estão inseridos no Cerrado, mas também apresenta forte influência da Caatinga e da Amazônia, sendo encontradas espécies comuns destes três biomas. Em seus 155 mil hectares, abriga ecossistemas diversos e frágeis, como a restinga, o manguezal, e um campo de dunas que ocupa 2/3 da área total da unidade, sendo o principal atrativo do parque.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.