Violência

Roubos são os principais casos policiais no centro de São Luís

Foram 164 ocorrências de roubos a pessoa, registradas pelo 9º BPM, na região central da cidade, nos cinco primeiros meses deste ano; apreensão de veículos ocupa a segunda posição no ranking

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Polícia Militar faz rondas na Rua Grande; roubos são as principais ações criminosas ocorridas na região
Polícia Militar faz rondas na Rua Grande; roubos são as principais ações criminosas ocorridas na região (Roubo Centro)

Os roubos e as apreensões de veículos foram as principais ocorrências registradas nos cinco primeiros meses deste ano na região central de São Luís e somam mais de 170 casos. As estatísticas são do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), responsável pelo policiamento na região.

De acordo com o batalhão, de janeiro a maio deste ano foram atendidos 164 casos de roubos a pessoa no centro de São Luís. Os dados do 9º BPM mostram também que, nesse mesmo período, foram registrados 14 casos de apreensão de veículos. Em terceiro lugar nas ocorrências mais registradas no Centro está a apreensão de arma de fogo, com 11 casos.

Uma das últimas ocorrências registradas pelo 9º BPM no centro da cidade aconteceu no dia 1º deste mês. Nesse dia, os policiais prenderam Edvan Protássio de Jesus Jorge Luís Piedade Pinho, por volta de 19h20, na Rua Oswaldo Cruz. A dupla estava em uma motocicleta, em atitude suspeita e, ao fazer a abordagem, os policiais encontraram um revólver calibre 38 e cinco celulares, provavelmente roubados. Os dois foram levados para o Plantão de Polícia Civil do Bom Menino, onde foi constatado que a motocicleta também foi roubada.

Policiamento
De acordo com o tenente-coronel Honório Filho, comandante do 9º BPM, o policiamento na região do centro da cidade, que inclui a Rua Grande - principal polo comercial da cidade -, é feito pela 4ª Companhia (4ª Cia.) da unidade. Atualmente, um contingente formado por 50 policiais, divididos em escala, se reveza para cobrir toda a região.

Na avaliação do coronel, o contingente ainda é pouco para a demanda que é atendida pelo batalhão, referente à área central da cidade. Segundo ele, os policiais que recentemente foram incorporados pelo batalhão, com o último concurso da Polícia Militar (PM), não foram suficientes para suprir as necessidades da unidade.

Por causa dessa situação, os policias atuam nos locais onde há mais necessidade. “Nós direcionamos o policiamento para os locais de maior necessidade. Por isso, é importante que as pessoas registrem as ocorrências”, disse o tenente-coronel Honório.

Ele afirmou também que o policiamento na região é reforçado, com o apoio do recém-criado Batalhão Tiradentes, que faz blitze na localidade para evitar os assaltos a ônibus do transporte coletivo, e da Companhia Polícia de Turismo Independente (CPTurInd), que atua na área da Praia Grande.

Distribuição
O 9º BPM é responsável pelo policiamento em 85 bairros de São Luís, em uma região que se estende pela área compreendida do bairro João de Deus ao centro da capital. No total, 420 policiais integram o batalhão.

Em toda a área do batalhão, a unidade registrou 248 ocorrências entre os principais casos recebidos, no período de janeiro a maio deste ano. Foram 103 casos de apreensões de veículos; 58 homicídios dolosos (quando há a intenção de matar); 51 roubos a coletivos e 36 apreensões de armas de fogo.

NÚMEROS
Ocorrências registradas pelo 9º BPM no centro da cidade (Janeiro à Maio)

164 roubos a pessoas
14 veículos apreendidos
11 armas de fogo apreendidas

7 veículos roubados que foram recuperados
6 homicídios registrados
5 roubos a coletivos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.