Assistência

Fundação Sousândrade inaugura novo espaço para projeto de assistência social

Programa de Atenção Social Sousândrade passará a funcionar no antigo prédio da Fundação Sousândrade, localizado no centro de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

A antiga sede da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (Fsadu), na Rua de Santaninha, no centro de São Luís, ganhou uma nova utilidade. Na manhã de ontem, o local se transformou no “Espaço Cidadão”, que passou a abrigar o Programa de Atenção Social Sousândrade (PASS).O objetivo é de desenvolver ações sócio-educativas, culturais e profissionalizantes para as comunidades menos assistidas pelas políticas públicas.

A inauguração da nova sede aconteceu durante uma solenidade que contou com a presença da reitora da UFMA, Nair Portela, e outras autoridades, inclusive ex-reitores da instituição. O PASS vem sendo realizado desde o ano de 2014, com o apoio da Fsadu e UFMA, e suas atividades eram desenvolvidas no Núcleo de Atenção de Saúde do Adolescente (Nasa) e no Núcleo de Extensão a Vila Embratel (Neve).

Atendimento

Entre os anos de 2014 e 2015, o projeto atendeu 250 jovens e adolescente. Em seu novo espaço de funcionamento serão disponibilizados cursos de alfabetização de jovens e adultos, além de aulas de artes plásticas, artes cênicas, música, inglês e informática para as comunidades da região próxima ao Espaço Cidadão.

“A Fundação Sousândrade pensou em expandir as suas ações sociais. Agora foi pensado em destinar um espaço, que foi chamado de “Espaço Cidadão”. Nosso objetivo é fazer dessa casa uma espaço dinâmico que abrigue a sociedade menos favorecida para que ela tenha os seus direitos e possa encontrar alternativas para os seus projetos de vida”, disse o professor Fernando Ramos, coordenador do PASS.

Durante o evento, a reitora da UFMA, Nair Portela, destacou a importância das ações desenvolvidas pela Fundação Sousândrade ao longo dos anos. “A UFMA fica muito feliz em fazer esse reconhecimento. Sem essa casa a universidade jamais poderia realizar tantos projetos. Daí a relevância da fundação para todos”, destacou.

Frase

“Em todas as nossas ações trabalhamos as questões de cidadania e nesse contexto estamos trabalhando projetos de vida”

Fernando Ramos

Coordenador do PASS

Número

250 é a quantidade de jovens e adolescentes atendidos pelos projetos entre os anos de 2014 e 2015

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.