Estatística

Casos de roubos de veículos aumentaram 44% na Grande Ilha

Dado é da Delegacia Geral da Polícia Civil, com base nas ocorrências registradas de janeiro a maio deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior; elevação se deve às novas práticas realizadas pelos assaltantes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
DRFV tem intensificado trabalho para localizar veículos roubados
DRFV tem intensificado trabalho para localizar veículos roubados (Roubo veículos)

O roubo de veículos na Gran­de Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) aumentou 44%, de janeiro a maio deste ano, em comparação ao mesmo período no ano anterior. O dado é da Delegacia Geral da Polícia Civil, com base nas ocorrências registradas nos períodos.

De acordo com a Polícia Civil, enquanto nos cinco primeiros me­ses de 2015 foram registrados 884 roubos a veículos na Região Metropolitana de São Luís, em 2016 – de janeiro a maio – houve 1.276 ocorrências deste tipo. Em contrapartida, segundo relatório divulgado pela polícia e apresentado a O Estado, há uma tendência de queda na estatística, já que no primeiro mês de 2016 foram contabilizados 291 roubos a veículos. No mês passado, foram 213 crimes deste tipo.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Lawrence Melo, a elevação deste tipo de crime nos quatro municípios que compõem a Ilha se deve a novas práticas realizadas pelos assaltantes. “A partir de análise, feita pelo Serviço de Inteligência e demais componen­tes da Secretaria de Segurança Pública do Estado, foi possível concluir que esses índices se devem ao fato de que os criminosos usam um ou mais veículos para realizar outras práticas delituosas. Ou seja, eles fazem isso para dificultar o trabalho de monitoramento”, disse.

Ele frisou ainda que, apesar da tentativa de “confundir” o trabalho da polícia, por meio de roubos sucessivos de veículos, a polícia informou que, de cada 10 veículos roubados na região metropolitana somente este ano, sete foram recuperados. “Temos uma recuperação considerável de veículos, o que reforça o trabalho de inteligência da polícia e dos agentes na recuperação dos itens roubados”, afirmou o delegado.

Na capital
Considerando apenas os roubos a veículos em São Luís, houve uma elevação de 34% nas ocorrências (considerando os períodos de janeiro a maio de 2015 e 2016). De acordo com a polícia, enquanto nos cinco primeiros meses do ano passado, foram 738 registros de roubos, em 2016, houve 989 crimes deste tipo catalogados.

No entanto, na capital, considerando apenas este ano, houve queda de 19,3% nos roubos a veículos, entre os meses de janeiro a maio.

NÚMEROS

1.276 roubos
a veículos foram registrados na Grande Ilha em 2016
34% foi o percentual de aumento no roubo a veículos somente na capital maranhense este ano, em comparação com o mesmo período do ano passado

SAIBA MAIS

Recentemente, a Polícia Civil – por meio de mudanças no sistema de registro de ocorrências – possibilitou que as vítimas de roubos a veículos registrem os casos em quaisquer plantões da cidade. O serviço, ainda de acordo com o delegado-geral, também está à disposição da população nas 18 regionais da Polícia Civil distribuídas no interior do Maranhão. “Isso também facilita o trabalho de recuperação dos veículos”, destacou o delegado Lawrence Melo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.