Gripe H1N1

Vacina contra gripe continua disponível em postos de saúde

Como sobraram vacinas da campanha, a população pode se imunizar contra a gripe H1N1, mas a prioridade ainda continua sendo o grupo de risco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Após cumprir a meta de imunização, São Luís ainda vacina contra gripe
Após cumprir a meta de imunização, São Luís ainda vacina contra gripe (Vacina)

Durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que aconteceu de 30 de abril a 20 de maio, São Luís superou a meta de imunizar 80% da população incluída no chamado grupo de risco. No país, a campanha foi prorrogada até o dia 10, porque muitas cidades não cumpriram a meta proposta pelo Ministério da Saúde. Em São Luís, como sobraram doses da vacina, os postos de saúde continuam imunizando a população. No entanto, segundo a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de São Luís, a prioridade continua sendo o grupo de risco.

Em São Luís, segundo Teresinha Lôbo, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de São Luís, não houve prorrogação da campanha, mas as unidades de saúde continuam atendendo. “Enquanto houver doses disponíveis nos postos de saúde, nós vamos continuar vacinan­do, mas como superamos a meta de vacinação, não temos grande quantidade de doses sobrando. Por isso, a nossa prioridade continua sendo as pessoas dos grupos de risco”, afirmou.

Vacinados
Em São Luís, 80 mil pessoas deveriam ser vacinadas contra a gripe H1N1, mas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 201 mil doses da vacina foram aplicadas na capital. No entanto, quem não se conseguiu se vacinar durante a campanha está aproveitando ainda haver doses disponíveis nos postos de saúde para se prevenir contra a doença. “Eu sou hipertenso e estava em tratamento médico. Só agora meu médico me liberou para que eu tomasse a vacina”, informou José Carlos Costa, 52 anos.

Por ter uma doença crônica – hipertensão -, ele faz parte da população do chamado grupo de risco, que tem que vacinar anualmente. No caso de doentes crônicos, é preciso consultar um médico para que ele avalie se o paciente pode ser vacinado e lhe dê um laudo que deve ser apresentado no posto de vacinação.

Além de doentes crônicos, devem se vacinar idosos (a partir dos 60 anos), crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B. A Semus destaca que a vacina é segura e não apresenta reações. Apenas aqueles que têm alergia a ovo ou com quadro febril não devem ser vacinados. Foi o que aconteceu com o pequeno João Luís, de 1 ano. “Durante a campanha, ele teve febre e precisou ficar internado. Por isso, só está vacinando agora”, contou Ângela de Oliveira, mãe da criança.

O objetivo da vacinação é reduzir as complicações e as internações decorrentes das síndromes respiratórias na população-alvo da campanha, como gestantes, idosos e pessoas com comorbidades (quando elas têm dois ou mais problemas de saúde), que possuem riscos maiores de adoecerem.

NÚMERO
201 mil
pessoas foram vacinadas em São Luís

SAIBA MAIS
O que é a gripe H1N1?

É uma gripe do tipo A causada pelo vírus H1N1, que circula entre humanos. Ele foi detectado no México, em abril de 2009, e se disseminou rapidamente, causando uma pandemia mundial chamada, na época, de gripe suína.

Como ela é contraída?

Quando se inala secreções do doente ao falar, espirrar ou tossir e quando há contato com superfícies infectadas, como maçanetas ou talheres.

Quais são os sintomas?

Os mesmos da gripe normal, porém mais fortes: febre alta, tosse, dor muscular, dor de cabeça e de garganta, coriza e irritação nos olhos e ouvidos. Também pode provocar falta de ar e dor no tórax.

Como se prevenir?

A vacinação é a melhor maneira, mesmo não sendo 100% eficaz. Além disso, evite levar a mão aos olhos, ao nariz e à boca, lave sempre as mãos com sabão ou álcool e cubra a boca quando for tossir ou espirrar.

Como funciona o tratamento?

O doente deve repousar, beber muito líquido e evitar álcool e cigarro. Medicamentos como o paracetamol (Tylenol) podem ser usados para combater febre e dores. Em casos graves ou grupos de risco (idosos, crianças, grávidas, asmáticos, entre outros), pode ser recomendado antiviral, como o oseltamivir (Tamiflu), vendido com receita médica.

Qual é a diferença entre o H1N1 e os outros vírus da gripe?

O H1N1 tem mais chances de causar complicações como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente em pessoas de maior risco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.