Mulheres

Coletivos femininos promovem hoje vigília em frente a delegacia

Ato organizado por meio de redes sociais está marcado para às 15h, em frente à Delegacia da Mulher; mobilização ocorrerá em outras cidades

O Estadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Mulheres se reuniram em frente ao Iphan, no último dia 28
Mulheres se reuniram em frente ao Iphan, no último dia 28 (plenária)

Os movimentos realizados por mulheres para discutir questões como cultura do estupro, violência doméstica e outras questões continuam sendo realizados em todo o país, após a divulgação de um caso de estupro coletivo envolvendo uma adolescente de 16 anos, no Rio de Janeiro. Em São Luís, coletivos femininos marcaram para hoje à tarde, por volta das 15h, a Vigília Por todas elas contra a cultura do estupro, em frente à Delegacia da Mulher no Centro. O ato também ocorrerá em outras cidades do país.

A convocação para a vigília está sendo feita por meio das redes sociais. Entre as principais reivindicações do movimento estão o atendimento imediato das mulheres vítimas de violência doméstica, abuso, estupro; funcionamento 24 horas das delegacias da mulher; atendimento psicológico rápido e especializado às vítimas; julgamento dos casos em tempo hábil, entre outros.

No último dia 28, uma plenária, também articulada por meio de redes sociais, foi realizada na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na Rua do Giz. Para esta sexta-feira (3), outra mobilização está agendada para ocorrer na Praça Deodoro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.