Investimentos

Assembleia pedirá informações sobre obras financiadas pelo BNDES

Articulação é do deputado Adriano Sarney (PV), que recebeu apoio da liderança do governo na Assembleia

marco Aurélio D'Eça - editor de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

O deputado estadual Adriano Sarney (PV), anunciou nesta terça-feira (31 de maio), que vai requerer do Governo do Estado informações detalhadas sobre todas as obras financiadas pelo BNDES no Maranhão, tanto na gestão passada quanto na atual. A iniciativa do parlamentar foi apoiada pela liderança do governo, durante debate no plenário.

“O financiamento de R$ 3,8 bilhões deixado pelo governo Roseana Sarney é um presente, uma herança bendita, para o governo atual”, afirmou Adriano. O deputado disse ainda que, sem esse recurso “o governo atual certamente estaria sem fazer grandes obras ou talvez nada, por que sabemos que o país passa por uma grande crise e, mais ainda, sabemos que o governo estadual tem uma política econômica equivocada, que fez com que a economia do Maranhão se agravasse mais do que a de outros estados da Federação”, explicou.

O deputado ressaltou que, no governo passado, o crescimento econômico do Maranhão era superior ao de outros estados brasileiros e que, atualmente, tem apresentado quedas maiores do que a média nacional.

O parlamentar esclareceu que o requerimento de informações será referente a todas as obras em cada município do estado, que foram iniciadas na gestão anterior e as que ainda serão feitas pelo governo atual, com recursos que foram adquiridos junto ao BNDES ainda no governo Roseana.

“Vou entrar com esse requerimento, para votação em plenário, a fim de que este pedido de informações seja feito pela Mesa Diretora ao Governo - inclusive com apoio já manifestado da liderança governista - para os devidos esclarecimentos, o que dará transparência a esse assunto, que é de interesse de todos os deputados assim como de todos os maranhenses”, ressaltou Adriano.

VIVA MARANHÃO – Durante a sessão plenária, o deputado questionou o fato de que a empresa gerenciadora dos projetos que foram financiados pelo BNDES, contratada no governo Roseana, continua a atuar no governo atual.

“Se há alguma desconfiança de irregularidade na gestão dos projetos no governo passado, então o governo atual deveria ter mudado a gerenciadora dos projetos, mas a empresa continua a mesma. Quem faz todo o gerenciamento do projeto Viva Maranhão – por que o nome do projeto é esse e não Mais Maranhão – é a mesma empresa, ou seja, uma incoerência sem fim”, declarou Adriano.

O financiamento do BNDES para obras no Maranhão foi debatido no plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, em decorrência de uma audiência promovida no início da semana pelo deputado federal Hildo Rocha (PMDB-MA) com a diretoria do banco, em Brasília (DF), acompanhado de uma comitiva de deputados estaduais maranhenses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.