Examinadores

Redução de examinadores atrasa emissão de CNHs

Candidatos enfrentam uma longa espera para fazer teste de direção veicular em São Luís; em janeiro, o problema foi denunciado por O Estado e o Detran prometeu resolver, mas continua

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
O Estado fraglou ontem apenas um examinador acompanhando prova de direção veicular na Praia Grande
O Estado fraglou ontem apenas um examinador acompanhando prova de direção veicular na Praia Grande (prova de direção veicular)

A falta de examinadores para as provas de direção veicular ainda é problema em São Luís. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que o exame para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve ser feito na presença de dois avaliadores, mas isso não acontece, pois apenas um faz-se presente na hora dos testes. Além disso, a baixa quantidade desses profissionais faz com que os alunos que farão a prova fiquem muito tempo à espera do teste.

O Estado já havia denunciado a falta de examinadores em reportagem publicada em janeiro. Na ocasião, o então diretor do Detran, Antônio Nunes, chegou a informar, que resolveria o problema, com a nomeação de 30 novos examinadores. No entanto, o problema com o baixo contingente desses profissionais ainda continua, causando transtornos principalmente para os alunos.

A resolução do Contran determina, entre outras coisas, as normas e procedimentos para a realização dos exames práticos de direção veicular. De acordo com o artigo 14 do documento, no exame de direção veicular, o candidato deverá estar acompanhado, durante toda a prova, por no mínimo dois examinadores, sendo pelo menos um deles habilitado na categoria igual ou superior à pretendida pelo candidato. A determinação é valida para os candidatos que desejam obter a CNH de qualquer categoria.

Irregularidade

Um dos locais para a realização da prova de direção veicular é o espaço situado ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande (onde às quintas-feiras acontece a feirinha livre). Na manhã de ontem O Estado esteve no local e comprovou a irregularidade.

Para os candidatos à obtenção da CNH para categoria “B”, necessária para a condução de automóveis, a primeira parte do exame é realizar a baliza (estacionar o veículo entre dois obstáculos) e, se aprovado nessa etapa, o aluno fará a prova no trânsito convencional que consiste em um percurso a ser definido pelo examinador.

O correto seria, no momento da baliza, a existência de um examinador do lado de fora do veículo enquanto o outro deveria estar dentro do automóvel acompanhando as ações do candidato. Assim que o aluno terminasse de fazer a baliza, os dois examinadores acompanhariam o candidato no percurso do trânsito. Porém o que se observa é a presença de apenas um examinador, que passa a acompanhar o candidato dentro do automóvel assim que ele é aprovado no teste da baliza.

A falta de examinadores também leva à demora na realização dos testes. Muitas vezes, os alunos ficam esperando por bastante tempo até o momento de realizarem a sua prova, situação essa que contribui para aumentar o nervosismo daqueles que estão realizando o teste pela primeira vez. “Está todo mundo pagando pelo serviço, os alunos principalmente, mas até agora nenhuma melhoria”, disse um dos professores de auto escola que preferiu não se identificar.

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) informa que no exame de direção veicular categoria (A) sempre foi cumprido a exigência de dois examinadores. Nas demais categorias (B, C, D e E) estão sendo feitas as adequações necessárias, após o seletivo de examinadores realizado pelo órgão no ano passado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.