Eleições 2016

Eduardo Braide critica sistema de transporte coletivo de SL

Deputado, em entrevista a Rádio mirante AM, falou ainda sobre os problemas na educação da capital e reafirmou que será candidato a prefeito em 2016

Carla Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

O deputado estadual Eduardo Braide (PTN) voltou a afirmar que será candidato a prefeito de São Luís. Em entrevista à Rádio Mirante AM, o parlamentar lembrou que a capital passa por problemas antigos como a falta de estrutura no transporte coletivo e apresentou propostas que podem contribuir para melhoria na qualidade do serviço.

Além disso, Eduardo Braide falou sobre a situação das escolas municipais, cujos alunos estão sem aula devido a paralisação das atividades dos professores da rede de ensino de São Luís, que não aceitou a proposta da Prefeitura de São Luís (10.67%), que é menor que o percentual do piso salarial previsto em lei.

“Não podemos admitir que o mesmo impasse entre a Prefeitura e os professores acabem atrapalhando mais uma vez os alunos de nossa cidade, a exemplo do aconteceu em 2014, quando a greve dos professores durou mais de 100 dias, sem qualquer solução e até hoje causando prejuízo na grade curricular dos estudantes.”, afirmou Braide.

Ainda sobre a Educação, o deputado afirmou que o secretário da pasta no município, Moacir Feitosa, declarou que São Luís ainda não cumpriu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público (MP) para reforma de 54 unidades escolares.

Diante disso, segundo Braide, a greve dos professores municipais ultrapassa a questão salarial. “Tem o problema de infraestrutura nas escolas e por isso o problema não é só a questão financeira”, disse.

Transporte – Eduardo Braide também abordou a questão do transporte coletivo na capital ao ser questionado por ouvintes da rádio. Para o parlamentar, há necessidade de uma gestão mais eficaz que traga exemplos de sucesso de outras cidades.

O deputado lembrou que nos últimos anos, a tarifa do transporte coletivo da capital teve três reajustes e medidas como a biometria facial foi implantada para evitar as fraudes – um dos motivos para a reclamação de empresários de que o sistema estava falido.

Por medidas como essas, segundo Eduardo Braide, a qualidade de serviço do transporte público deveria ter melhorado, no entanto, não foram sentidas as mudanças positivas.

“Nós temos aí 550 mil usuários que são atendidos todos os dias. Nós temos 168 linhas de transporte urbano. Nós temos 27 empresas que exploram esse serviço aqui na capital e nos últimos dois anos nós tivemos três aumentos da tarifa de passagem de ônibus. Tivemos a retirada da "Domingueira" - que a gente sabe que foi implantada na gestão anterior - e tivemos a implantação da biometria facial, que reduziu a fraude das passagens de ônibus em 20%. Com três aumentos da passagem, retirada da 'Domingueira' e implantação da biometria facial por que que a qualidade dos ônibus não melhora?”, questionou o parlamentar.

Uma vez que as tratativas do secretário municipal de Educação não conseguiram evitar a greve é preciso que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior chame para si a responsabilidade de solucionar esse problemaEduardo Braide, deputado estadual

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.