Festejos

Corpo de Bombeiros alertam donos de arraiais

Para funcionarem legalmente, arraiais necessitam de autorizações prévias de diversos órgãos competentes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

A Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) já recebeu oito requerimentos de representantes de arraiais em São Luís. O documento tem apresentação obrigatória aos demais órgãos que atuam nas liberações de eventos.

No dia 18 deste mês, foi realizada uma reunião no auditório da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) com organizadores de arraiais de São Luís para debater procedimentos de combate a incêndio e evitar acidentes durante as festividades.

No encontro, foram abordados os principais itens e condutas de segurança obrigatórios para os locais de eventos como presença de extintor de incêndio, presença de brigadistas nos arraiais e mais. A partir das orientações, os representantes já passaram a solicitar as autorizações da DAT.

Segundo o diretor do DAT, coronel Ernesto Luís França de Sousa, a expectativa é que mais solicitações cheguem ao órgão nos próximos dias, resultando em uma grande concentração de arraiais pela cidade como acontece todos os anos.

Ele explica ainda que o proprietário do arraial deve solicitar ainda autorizações da Delegacia de Costumes e da Secretaria de Meio Ambiente além da vistoria do Corpo de Bombeiros pelo menos uma semana antes da abertura do evento, tempo hábil para vistoriar e corrigir as possíveis irregularidades e assim liberar a licença de funcionamento.

Durante a vistoria, serão inspecionados os mais diferentes pontos como afastamento das barracas, anotações de responsabilidade técnicas de palco e outros. Em caso de descumprimento das normas de segurança, a licença de funcionamento pode ser revogada. Durante o período junino, todas as noites de festa contarão com fiscalizações nos arraiais para verificar se as medidas de segurança estão sendo cumpridas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.