Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
A juíza estadual Oriana Gomes foi uma das personalidades da magistratura maranhense homenageadas com a Medalha da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho da 16ª Região (TRT/MA). A solenidade de condecoração aconteceu no último dia 23, no auditório Juiz Ari Rocha, no prédio-sede do Tribunal, na Areinha
A juíza estadual Oriana Gomes foi uma das personalidades da magistratura maranhense homenageadas com a Medalha da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho da 16ª Região (TRT/MA). A solenidade de condecoração aconteceu no último dia 23, no auditório Juiz Ari Rocha, no prédio-sede do Tribunal, na Areinha
O casal Manoella e Dr. Eduardo Lago, que amanhã abrirá a Clínica Dermos para sediar o Must Day Noivas, evento voltado para a indústria de casamentos
O casal Manoella e Dr. Eduardo Lago, que amanhã abrirá a Clínica Dermos para sediar o Must Day Noivas, evento voltado para a indústria de casamentos

Mito do Leite
O leite de vaca é tradicionalmente um alimento relacionado à saúde. Por outro lado, o fato do ser humano ser o único animal a consumir leite (e de outra espécie) na vida adulta, nunca conseguiu ser respondido com clareza. Na realidade, existe todo um aspecto psicossocial por trás do leite de vaca, devido à importância e significado do aleitamento materno.
Sempre abordando este assunto em seu consultório, a nutróloga Emanuelle Samary vai mais longe. Ela costuma dizer que as facilidades na obtenção por meio da vaca e a mudança progressiva na vida das mulheres inseridas no mercado de trabalho (obviamente aliados a um imenso esforço da indústria do leite) foram determinantes historicamente para a criação do “Mito do Leite”.

Zélia, 100 anos
A comemoração do centenário de minha saudosa amiga Zélia Gattai começa hoje na Itália, com o lançamento do livro da escritora que era casada com o romancista baiano Jorge Amado, Memoriale dell´amore (Ed. Nova Delphi), que, pela primeira vez, ganha uma versão italiana, com tradução de
Antonella Rita Roscill.
O evento acontecerá no auditório do Centro Cultural da Embaixada do Brasil em Roma, no qual estão programadas conferências com a participação da diretora do Centro Cultural Brasil-Itália, Daniela Dornelas Cavalcanti; e da brasilianista, tradutora, escritora e biógrafa da mulher de Zélia Gattai, Antonella Rita Roscill.
Zélia Gattai Amado de Faria, nascida no dia 2 de junho de 1916, em São Paulo, filha dos imigrantes italianos Ernesto Gattai e Angelina, foi uma escritora de grande projeção internacional, além de fotógrafa, memorialista e expoente da militância política nacional durante quase toda a sua longa vida. Faleceu no dia 17 de maio de 2008, em Salvador, Bahia.
Em tempo: o embaixador do Brasil na Itália, Ricardo Neiva Tavares, e o da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, já confirmaram presença nos festejos.

A torcida
A gente nem lembra, mas a definição sobre o impeachment ainda não aconteceu. Tudo, até agora, foram preâmbulos. As comissões na Câmara, aquela votação patética dos deputados e até mesmo a decisão sobre o início do processo no Senado.
São os anteparos e as garantias da lei, justamente para que uma decisão desse porte não seja tomada por impulso.
Até mesmo os meses de governo provisório interagem com essa lógica. Uma espécie de test drive antes do grand finale.
A torcida agora é para que Temer conclua os dois anos do mandato da chapa que elegeu Dilma e ele. E governe mais para o Brasil. Afinal, ninguém aguenta mais projetos de poder. Queremos, agora, um projeto de país.

Viagens de Marina
Não seria surpresa se, de repente, Marina Silva desembarcasse aqui no Maranhão por esses dias. É que ela tem viajado por diversas capitais do Brasil para estimular uma campanha por novas eleições.
A candidata crê que terá vantagens se a chapa Dilma-Temer for cassada pelo Tribunal
Superior Eleitoral.
Recentemente, Marina esteve em Porto Alegre. Esta semana, ela vai a Belém. Marina também aproveita as viagens para buscar parcerias para as eleições municipais deste ano. Os principais alvos são o PSB e PPS.

Malabarismos
Num efeito dominó, o rombo dos orçamentos públicos chegou ao elo mais fraco: as prefeituras. Com caixa mais apertado e pouca capacidade de arrecadação, os prefeitos têm lançado mão de várias medidas para fechar as contas: a lista do ajuste municipal inclui desde a demissão de funcionários até a redução do horário de expediente dos órgãos públicos.
O malabarismo, porém, não deve ser suficiente: mais de 60% das prefeituras vão terminar o ano no vermelho, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Malabarismos 2
A deterioração das contas dos municípios, assim como vem ocorrendo com os governos estaduais, tem como pano de fundo a grave crise fiscal que assola o Brasil. No caso dos Estados, o problema foi agravado pela combinação entre aumento da dívida e crescimento das despesas com pessoal.
Nas prefeituras, o nó está na alta dependência das verbas da União. Com arrecadação mais fraca desde o ano passado, os prefeitos têm sido afetados pela queda nos repasses públicos. Hoje, apenas 10% dos 5.570 municípios do Brasil têm arrecadação própria suficiente para bancar suas despesas.

Aniversário de 199 anos do TAA
Agora sob a regência de Celso Brandão, o Teatro Arthur Azevedo, uma das mais belas e antigas casas de espetáculos do Brasil, festejará seu aniversário de 199 anos com vasta programação, que terá início quarta-feira e se estenderá até 5 de junho. Shows com artistas maranhenses, peças de teatro, apresentações de dança, concertos, recitais de poesia, intervenções, entre outras atividades, serão realizadas alusivamente.

TRIVIAL VARIADO
Longe da tempestade política de Brasília, o senador José Sarney passou o fim de semana em São Luís,
cuidando dos livros e desfrutando da companhia de netos e bisnetos, no aconchego da família.

Errou quem achava que o deputado Waldir Maranhão não iria resistir às pressões para deixar a presidência da Câmara. E, assim, ele vai ficando.

Sandra e Antonio Carlos Lima aproveitaram o feriadão e vieram rever familiares e amigos em São Luís. Ficaram entre
nós até domingo.

Quando um motorista nega o trocado, um pedinte na sinaleira do retorno do Renascença saca uma maquininha de cartão de crédito. Arranca um sorriso
e, muitas vezes, o trocado.

A III Jornada Acadêmico-Científica de Enfermagem realizada pelo Instituto Florence de Ensino Superior pôs em debate a construção histórica e política da Enfermagem ao longo de quase 90 anos de existência. O evento reuniu renomados palestrantes.

DE RELANCE

Adoção de crianças
O Dia Nacional da Adoção foi celebrado durante a semana. A falta de agilidade ainda emperra muitos processos aqui e em todo o País. Chama atenção o número de crianças inativas. Seus nomes estão no Cadastro Nacional de Adoção, mas seus dados não podem ser consultados. Algumas, por motivos aceitáveis. Outras, por falta de vontade política do Judiciário de melhorar a estrutura e resolver a questão.

Lei Rouanet precisa mudar
A autorização do Ministério da Cultura (MinC) à captação de R$ 356 mil para o projeto de um livro sobre a cantora Claudia Leitte, em fevereiro, foi apenas a mais recente polêmica levantada a respeito da Lei Rouanet, mecanismo que permite investimento de empresas e pessoas em cultura por meio de renúncia de parte do Imposto de Renda. Depois da controvérsia, o projeto foi abandonado, mas não foi o primeiro caso rumoroso envolvendo
artistas consagrados.

Lei Rouanet precisa mudar 2
Em um novo capítulo das discussões sobre o dispositivo, foi protocolado na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira, um requerimento para a abertura da CPI da Lei Rouanet, com o objetivo de investigar supostas irregularidades. A proposta de Alberto Fraga (DEM-DF) e Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) obteve mais do que as 171 assinaturas de deputados necessárias. O texto questiona os critérios utilizados na admissão de projetos, referindo-se a “casos estranhos de aprovação de valores astronômicos para projetos pífios ou de repasses que acabam sendo uma forma de bancar patrocínio
privado com dinheiro público”.

Gabriela e TV Mulher
O Viva descobriu que, para relembrar momentos históricos da teledramaturgia, não precisa se limitar a reprisar novelas. Depois de conquistar bons resultados com as releituras do Globo de Ouro e da Escolinha do Professor Raimundo, o canal por assinatura agora se prepara para estrear uma versão atualizada do TV Mulher, programa que marcou as manhãs entre 1980 e 1986. E optou por fazer isso com sua primeira apresentadora, a jornalista Marília Gabriela. Com estreia nesta terça-feira, às 22h30min – dia em que Gabi completa 68 anos (ela e este Repórter PH são do mesmo mês e ano) –, a produção terá 10 episódios inéditos. A intenção é abordar a agenda feminina sob uma nova perspectiva, mas com assuntos que não saíram da pauta, mesmo depois de três décadas.

Dois fãs ausentes
O paraibano Jessier Quirino, grande nome da cultura nordestina, receberá o título de Cidadão Pernambucano, nesta terça-feira. A sessão solene será no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Muitos nomes da música daquele Estado devem marcar presença no encontro. Dois conterrâneos do artista, que moram em São Luís, chegaram a se movimentar para ir prestigiá-lo. São os advogados Eli Medeiros e Rômulo Barbosa. Mas eles não conseguiram, como desejavam, uma brecha na agenda.

Curso de maquiagem
Junho foi o mês escolhido para a realização do curso de automaquiagem a ser ministrado por Aparecida Suassuna, nos dias 8 e 9. Com mais de dez anos nesse mercado, ela é a designer mais solicitada de São Luís, pois é especialista em maquiagens artísticas, para noivas, para formaturas, festas e outros eventos. É uma profissional apaixonada pela arte de maquiar, com grande sensibilidade artística e conhecimento das técnicas de visagismo e colorimetria.

Para refletir com John Keats:
“O prazer visita-nos muitas vezes; mas a mágoa agarra-se cruelmente a nós”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.