Coluna na Bagagem

Coluna na Bagagem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Na Bagagem

Congresso de guias em São Luís
A capital maranhense foi sede, na semana passada, do Congresso Nacional de Guias de Turismo que, na edição deste ano, reuniu profissionais de todas as regiões do Brasil e até de outros países. Durante os dias do evento, foram discutidos importantes temas relacionados ao setor e posicionamento da classe, para o cenário turístico mundial. Aproveitando o momento, foram montados estandes para rodada de negócios e apresentadas potencialidades turísticas de vários estados. Na solenidade de abertura, que aconteceu no Rio Poty Hotel, na Praia da Ponta d’Areia, os participantes puderam conhecer a batida contagiante do bumba meu boi, que deu um show no local. Confesso que esperava uma atuação mais envolvente dos gestores públicos, anfitriões do encontro.

Serenata histórica
A Secretaria de Turismo de São Luis preparou uma edição especial do Projeto Serenata Histórica, programada especialmente aos participantes do Congresso de Guias de Turismo, que puderam conhecer um pouco da história, as lendas e a cultura da nossa terra. O cortejo circulou pelas ruas do centro da capital maranhense ao som de canções típicas, com personagens do folclore local e teve paradas nos principais pontos turísticos da região tombada como Patrimônio. Energia pujante.

Maranhão perde um dos seus ícones culturais
O cantor, compositor e instrumentista José de Ribamar Viana, o nosso saudoso Papete, faleceu na madrugada, da última quinta-feira, 26. Ele lutava contra um câncer, em São Paulo, onde residia. Natural da cidade de Bacabal, Papete foi um dos primeiros artistas a mostrar ao mundo as belas canções do bumba meu boi do Maranhão. Seu disco “Bandeira de Aço” conta com clássicos da musicalidade maranhense que são tocados até os dias de hoje. Às vésperas do período junino, deixa saudade. Sua ausência será sentida e lembrada no São João do Maranhão.

Feriadão de praias lotadas
Com o feriado da última quinta-feira, 26, e ponto facultativo na sexta, as praias de São Luís ficaram lotadas. Bares e restaurantes da Avenida Litorânea capricharam na programação. Durante o dia, muitos curtiam o sol e o futebol. Quando a noite chegou, as atrações musicais deram o tom à festa. Com o policiamento mais ostensivo, a população ficou mais segura e curtiu da melhor forma, os agitos da Ilha Magnética. Transtornos mesmo, só nas Praias do Meio e Araçagi, onde, sem fiscalização, os carros com som em alto volume, incomodam todos, que querem ouvir apenas o barulho do mar. Cadê o Ministério Público e a PM que não acabam com esse crime ambiental?

Destinos maranhenses em RoadShow
A Secretaria de Turismo de São Luís em parceria com a Sectur-MA, participaram de RoadShow nas cidades de Nova Iguaçu e Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e Juiz de Fora, em Minas Gerais. O evento foi organizado pela operadora de turismo MGM. O objetivo foi capacitar operadores e agentes de viagens a comercializar o roteiro integrado São Luís, Alcântara e Lençóis Maranhenses, estimular e estabelecer parcerias e gerar negócios entre os participantes. Vamos aguardar os resultados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.