Articulação

Maranhenses se mobilizam para discutir cultura do estupro

Plenária, organizada em rede social, está marcada para amanhã, às 15h, na sede do Iphan; outra mobilização deve ocorrer no dia 3 de junho

O Estadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Mulheres acrescentaram frase em seus perfis no Facebook
Mulheres acrescentaram frase em seus perfis no Facebook (estupro)

Mulheres maranhenses estão utilizando as redes sociais para se mobilizar, após a divulgação do estupro coletivo praticado por 33 homens do qual foi vítima uma adolescente de 16 anos, no Rio de Janeiro. Organizado por Talita Setúbal, a Plenária de Articulação de Mulheres: Digo Não à Cultura do Estupro está sendo sendo divulgada por meio de uma página criada no Facebook. A mobilização está marcada para amanhã, às 15h, no prédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na Rua do Giz.

"Estamos acompanhando com indignação a barbaridade causada pelo machismo: o estupro de uma jovem por 33 covardes, num ato insano e criminoso. Mulheres todos os dias são brutalmente violadas, assassinadas, a violência sendo banalizada, mas nós continuaremos a dizer NÃO AO MACHISMO! Por isso chamamos todas as mulheres para discutir a cultura do estupro e articular um grande ato na ilha!", destaca a página, que já tem mais de 770 mulheres confirmadas no evento e outras 801 interessadas.

Outra mobilização que será realizada em São Luís é a Marcha por todas elas, marcada para o dia 3 de junho, às 16h, na Praça Deodoro, em frente à Biblioteca Benedito Leite.

Desde que foi divulgado, o caso da jovem estuprada no Rio de Janeiro, cujas imagens foram divulgadas na internet, ganhou repercussão nacional e internacional e causou revolta. Em todo o país, mulheres estão se mobilizando para discutir a cultura do estupro e como o assunto ainda é abordado sob um viés machista. No Twitter, a hastag #EstuproNãoÉCulpadaVítima está entre os tópicos mais comentados, com mais de 44 mil menções. No Facebook, muitas mulheres acrescentaram às suas fotos de perfil a frase "Eu luto pelo fim da cultura do estupro".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.