Nacional

Alimentos Orgânicos serão tema de semana nacional

Objetivo da campanha que acontecerá também em São Luís é de conscientizar população sobre benefícios do produto e vantagens do sistema de produção

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

A Semana dos Alimentos Orgânicos de 2016 começa neste sábado (28) em 23 estados e no Distrito Federal, com o objetivo de abrir um diálogo com o consumidor para mostrar como é a produção orgânica, os benefícios sociais, ambientais e para a saúde, além de ajudar a fortalecer o mercado interno. No Maranhão, a programação acontecerá segunda-feira (30), no auditório do curso de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), e quarta-feira (1°), no Polo Agrícola Hort Canaã, em Paço do Lumiar.
A semana vai até 5 de junho e será o primeiro passo da 12ª edição da campanha anual “Produto Orgânico Melhor para a Vida”. O evento terá feiras demonstrativas, palestras, rodas de conversas, dias de campos, visitas técnicas, cursos e trabalhos de conscientização em espaços de concentração do público consumidor.
Segundo o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rogério Dias, a escolha pelo produto orgânico depende de informação e de conhecimento. O Mapa também contribui com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na conscientização de nutricionistas, merendeiras e professores, para que usem cada vez mais orgânicos nas escolas.

Programação
Além do Distrito Federal, participam da campanha os estados do Maranhão, Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
A Semana dos Alimentos Orgânicos é coordenada pela Coordenação de Agroecologia do Mapa, em parceria com os Ministérios do Meio Ambiente; da Saúde; da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento Agrário; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Educação; da Fazenda; da Secretaria de Governo da Presidência da República.
No auditório da Uema haverá palestras sobre “Legislação da Produção Orgânica – conceitos, certificação e conversão”, com Genilson Ferreira Santa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e “Produção orgânica e agroecológica: uma realidade para as comunidades tradicionais no Leste Maranhense”, com a professora Georgiana Eurides de Carvalho Marques, do IFMA. No mesmo local, professoras da Uema ministrarão oficinas sobre “Defensivos orgânicos”, com Josilda Gomes, e “Compostagem”, com Ariadne Enes Rocha.
No Polo Agrícola Hort Canaã, na manhã de quarta-feira, será montada uma tenda para exposição e venda de produtos orgânicos. Paralelamente, serão proferidas palestras sobre “Certificação da Produção Orgânica” e “Produção de alimentos saudáveis com preservação ambiental”, além de uma oficina sobre compostagem e biofertilizantes. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.