Uma luz que se apaga

Morre, às vésperas da festa junina, o cantor e instrumentista maranhense Papete

O artista estava internado em São Paulo para tratamento de um câncer de próstata; aos 68 anos, ele morreu na madrugada desta quinta-feira (26)

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
A notícia da morte de Papete foi divulgada no início da madrugada desta quinta (26), no perfil do cantor no Facebook.
A notícia da morte de Papete foi divulgada no início da madrugada desta quinta (26), no perfil do cantor no Facebook. (Papete)

SÃO LUÍS – Morreu, na madrugada desta quinta-feira (26), o cantor e instrumentista maranhense Papete Viana, aos 68 anos. O artista estava internado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde o início deste ano para tratamento de um câncer de próstata.

Leia também:

Papete será velado nesta sexta-feira (27), na Casa do Maranhão

Artistas maranhenses lamentam a morte de Papete

Ouça a última entrevista do cantor Papete na Mirante FM

A notícia da morte de Papete foi divulgada no início da madrugada desta quinta (26), no perfil do cantor no Facebook. O texto, divulgado pela família do instrumentista, afirma que o corpo de Papete será velado em São Luís, para que o artista maranhense receba as últimas homenagens na capital em que tanto encantou com seu talento.

A doença

Papete descobriu o câncer no início do ano e foi internado em um hospital de São Paulo. Em fevereiro, a família do cantor chegou a desmentir boatos de que ele estava em estado terminal da doença, em comunicado divulgado pela esposa e pela filha do artista.

Já no mês de março, o próprio Papete usou as redes sociais para agradecer aos amigos, fãs e admiradores, que estavam torcendo pela sua recuperação.

E, no último dia 16, parentes do cantor anunciaram, por meio das redes sociais, que Papete não faria shows durante o São João, pois, ainda estava internado e não tinha previsão de alta. A notícia entristeceu os amantes da cultura maranhense, já que Papete era figura marcante no período junino no Maranhão.

Leia também:

Internado em São Paulo, cantor Papete luta contra câncer de próstata

Cantor Papete agradece amigos em postagem nas redes sociais

Papete segue internado e não fará shows durante o São João

Carreira

Com quase 40 anos de carreira musical, José de Ribamar Viana, conhecido artisticamente como Papete, era natural de Bacabal no Maranhão. Ele marcou o cenário musical com a valorização dos ritmos brasileiros e maranhenses, além de sua performance na percussão, o que lhe rendeu prêmios nacionais e internacionais.

O artista chegou a trabalhar em parceria com diversos artistas do país, entre eles Toquinho, Tom Jobim e Rita Lee. Um dos últimos trabalhos de Papete foi a obra “Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão”, lançado em maio de 2015. O livro é um acervo completo, único e inédito de entrevistas, fotos, pesquisas e demais detalhes sobre aqueles que fizeram e fazem acontecer essa manifestação cultural.

Saiba mais sobre a obra: Papete conta a história do bumba meu boi em livro

Por meio de nota, a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney lamentou a morte de Papete. Para ela, o cantor maranhense marcou o país com grandes canções e tornou inesquecível a festa junina.

Veja a nota de pesar na íntegra

"O Brasil perde um grande artista. Músico, percussionista de fama internacional, compositor e intérprete, nos deu grandes canções e tornou inesquecível a festa junina, especialmente aqui no Maranhão. Meu amigo pessoal, hoje é um dia de muita tristeza para mim e para todos que com ele conviveram. Que Deus conforte a família, os amigos, e que Papete siga em paz."

O governador do Maranhão, Flávio Dino, também se manifestou sobre a morte de Papete. Dino destaca que o maranhense deixou "um legado imensurável para a cultura".

Veja a nota na íntegra

O Governo do Maranhão manifesta pesar e se solidariza com os familiares, amigos e fãs de José de Ribamar Viana, o Papete, falecido na madrugada de hoje (26), aos 68 anos.

Natural de Bacabal, Papete mudou-se para São Paulo ainda jovem, aos 18 anos. Na capital paulista foi consagrado como cantor, percussionista e compositor de reconhecimento nacional e internacional, sem nunca deixar de prestigiar a sua terra natal.

Papete deixa esposa e duas filhas, além de um legado imensurável para a cultura maranhense.

Por meio de nota, a Prefeitura de São Luís decretou luto oficial de três dias pela morte do cantor.

Veja a nota na íntegra

A Prefeitura de São Luís decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do cantor, compositor e percussionista José de Ribamar Viana, o Papete, 68 anos, que morreu nesta quinta-feira (26), em São Paulo.

Papete era natural da cidade de Bacabal e marcou época levando a música maranhense para todo país, por meio do disco Bandeira de Aço, em 1978. O cantor foi um dos maiores representantes da música popular maranhense e uma das atrações mais populares da programação dos festejos juninos de São Luís.

O prefeito Edivaldo se solidariza com a família, amigos e admiradores, desejando que Deus conforte os corações, neste momento de dor, transformando-a em fé e esperança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.