Eucaristia

Arquidiocese de São Luís comemora hoje Corpus Christi

Diversas celebrações ocorrerão hoje em diversas paróquias da capital; a maior de todas acontecerá no Aterro do Bacanga

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Momento de celebração em 2015, no Aterro do Bacanga, presidida pelo arcebispo dom José Belisário
Momento de celebração em 2015, no Aterro do Bacanga, presidida pelo arcebispo dom José Belisário (Momento de celebração, em 2015, no Aterro do Bacanga, presidida pelo arcebispo dom José Belisário)

Uma grande celebração da Igreja Católica marca o dia de Corpus Christi hoje no Aterro do Bacanga, em São Luís. Além da santa missa, haverá procissão para celebrar a data religiosa. O dia também será marcado por programações nas mais de 50 paróquias da capital.

Realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, o dia de Corpus Christi começa com missas pela manhã em todas as paróquias da cidade. Em suas comunidades, os fiéis celebram a Eucaristia com suas próprias procissões e, à tarde, se reúnem no Aterro do Bacanga para a programação da arquidiocese.

No Cohatrac, por exemplo, fiéis se reuniram na noite de ontem para confeccionar tapetes, por onde passará hoje a procissão. Segundo o padre Flavio Collins, em 350 metros de tapetes serão retratados diversos temas, como o Ano Santo da Misericórdia, o tema da campanha da fraternidade e as liturgias.

A programação central, no Aterro do Bacanga, contará com animação e terço da misericórdia precedendo a solene missa, que será presidida pelo arcebispo dom José Belisário e concelebrada pelo bispo auxiliar dom Esmeraldo Barreto e clero local. A concentração para o evento começa às 14h30. O terço está previsto para as 15h.

Após a missa, será realizada, por volta das 18h30, uma grande procissão luminosa saindo do Aterro do Bacanga, percorrendo a Avenida Beira Mar em direção a Praça Maria Aragão, onde o arcebispo dará a benção do Santíssimo Sacramento, às 20h.

Sentido

Assim como todos os anos, a festa religiosa celebrará o Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, a Eucaristia. Neste ano, a festa tem como tema “A Eucaristia nos compromete com o direito e a justiça”.

A expressão Corpus Christi é de origem latina e significa “Corpo de Cristo”. A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja. A procissão com a Hóstia consagrada, conduzida em um ostensório pelas ruas, é datada de 1274. Porém, segundo historiadores, foi na época barroca que a tradição ganhou força.

Programação Corpus Christi

Aterro do Bacanga (hoje)

14h30 – Concentração

15h – Terço da Misericórdia

17h – Missa

18h30 – Procissão

20h - Bênção

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.