Na Assembleia Legislativa

Secretária diz que irmã de Waldir Maranhão foi exonerada da Secid e governistas "somem"

Alexandrina falou sobre possível "feudo" na pasta e deputada Andrea Murad diz que sessão foi esvaziada para evitar nova convocação

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Flávia Alexandrina fala para deputados na Comissão de Obras e Serviços Públicos
Flávia Alexandrina fala para deputados na Comissão de Obras e Serviços Públicos (FLAVIA ALEXANDRINA )

SÃO LUÍS - Flávia Alexandrina, que é secretária de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão (Secid), esteve na manhã desta quarta-feira na Assembleia Legislativa para dar explicações sobre duas irmãs do deputado Waldir Maranhão (PP), que estariam nomeadas na Secid e, segundo reportagem do jornal O Globo, recebiam sem trabalhar. Ela falou também sobre um possível “feudo” do presidente interino da Câmara, que ainda segundo o periódico, teria vários funcionários indicados na pasta.

Leia também

Secretária de Flávio Dino terá de dar explicações sobre “feudo” de Waldir Maranhão na Secid

Filho de Waldir Maranhão diz estar arrependido e se compromete em devolver dinheiro ao TCE

Justiça manda TCE recadastrar servidores; “fantasma” tem R$ 235 mil bloqueados

Deputado justifica salário "fantasma" de Waldir Maranhão

Flávia Alexandrina foi convocada para prestar esclarecimentos sobre a denúncia na Comissão de Obras e Serviços Públicos da Casa. Em sua explanação, a secretária afirmou que uma das irmãs do deputado, Nery de Jesus Cardoso, pediu exoneração do cargo em dezembro de 2015. Já a outra, Alexandrina explicou que é funcionária efetiva e permanece no cargo.

“Portanto, desde janeiro de 2016, a servidora Nery Cardoso não faz mais parte dos quadros da nossa Secretaria”, explicou, passando a fornecer, de forma evasiva, esclarecimentos sobre os demais supostos servidores de cargos comissionados que teriam sido preenchidos mediante indicação do deputado Waldir Maranhão.

Autora de um requerimento para Alexandrina se explicar no plenário da Câmara, a deputada Andrea Murad questionou a falta de empenho dos deputados governistas em ajudar nos esclarecimentos sobre as denúncias.

“Foi pedido que eu retirasse o meu requerimento para que a Flávia Alexandrina não viesse a esta Assembleia, para que não a convocassem. Não estou fazendo nada além do meu papel de deputada. Então, não retirei meu Requerimento, bolaram agora para ela vir na Comissão de Obras”, disse Andrea.

Governistas “bloqueiam” votação

Andrea Murad lamentou também a falta de colaboração dos parlamentares ligados ao governo na convocação do reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que deve dar explicações sobre a denúncia de que Waldir Maranhão recebia como professor na universidade, mesmo morando e trabalhando em Brasília.

“Mais uma vez hoje o plenário da Assembleia esvaziou para não mostrar a cara de quem tem a coragem de votar contra esta imoralidade de não aprovar um simples requerimento pedindo a convocação do reitor da UEMA para vir a esta Assembleia dar as informações que devem ser esclarecidas para blindar Waldir Maranhão por ordem do governador", discursou.

Segundo a assessoria da deputada já são três sessões em que o requerimento não é votado. Na sessão desta terça (24), outros projetos ainda foram aprovados na ordem do dia com a presença de 23 deputados, logo depois quatro se retiraram do plenário impedindo que o requerimento mais uma vez fosse à votação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.