Eleições 2016

PSDB consolida apoio à candidatura de Eliziane Gama em SL

Cúpula nacional do partido tucano se reuniu ontem, em Brasília, com a presidência do PPS e definiu apoio em troca de espaços na vice e no governo Gama

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
(Eliziane Gama entre os líderes do PPS e do PSDB)

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) fechou ontem, em Brasília, apoio à candidatura da deputada federal Eliziane Gama (PPS) à Prefeitura de São Luís. O acordo é para que a sigla tenha a prerrogativa de indicar o candidato a vice, na chapa de Gama e ocupe espaços no Governo. O PSDB definirá o nome do vice durante as convenções partidárias.

Com a aliança já firmada entre o PSDB e Eliziane Gama na capital, o deputado federal João Castelo (PSDB) abre mão, automaticamente, da disputa. O ex-governador do Estado e ex-prefeito de São Luís, figurava até então, nas pesquisas de intenção de votos já registradas na Justiça Eleitoral, empatado tecnicamente com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

A articulação que resultou na aliança entre os dois partidos, contou a com a participação efetiva das lideranças nacionais de cada sigla. Na reunião de ontem, por exemplo, estavam presentes do PSDB, o vice-governador e presidente do diretório estadual, Carlos Brandão, o suplente de senador, Pinto Itamaraty, o deputado federal João Castelo, João Almeida e o senador Aécio Neves, ex-candidato a Presidência da República.

Pelo PPS estavam presentes o presidente nacional da sigla, Roberto Freire, o deputado federal Rubens Bueno, do Paraná, e a deputada Eliziane Gama.

Projeto – Eliziane Gama falou com exclusividade a O Estado sobre a aliança. Ela afirmou que o acordo consolida um “projeto vitorioso” para as eleições municipais 2016.

“Estou muito feliz com a decisão. Essa aliança significa um grande passo para a consolidação de um projeto vitorioso para as eleições 2016. Sacramenta um projeto viável e vitorioso do PPS para o município de São Luís”, disse.

Gama afirmou que aguardará, sem interferência alguma, a indicação do candidato a vice, por parte do PSDB e a garantiu que a sigla terá participação num eventual governo do PPS.

“O PSDB possui, comprovadamente, uma gestão de muito sucesso em todo o Brasil. E é por isso que o nosso projeto não é eleitoral, terá foco, sobretudo, no governo. Estamos firmando um compromisso que vai além de interesses eleitorais”, completou.

O suplente de senador Pinto Itamaraty, assegurou que a garantia de total apoio à candidatura de Eliziane Gama, já foi dada pelo senador Aécio Neves. “O martelo foi batido e o partido caminhará com Eliziane Gama. Decidiremos nas convenções partidárias o nome que comporá a chapa majoritária”, resumiu.

Mais

O Estado tentou falar com o deputado estadual licenciado e secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, até então pré-candidato do PSDB às eleições municipais, mas ele não respondeu às mensagens. A direção do partido explicou, contudo, que já teria conversado previamente com o tucano. Garantiu que caso ele tenha interesse, terá também a prerrogativa de buscar espaços na disputa pela vice.

Direção Nacional do PSB desautoriza Luciano Leitoa e nomeia nova comissão em SL

O PSB de São Luís já tem novo presidente. O vereador Roberto Rocha Júnior foi escolhido pela Direção Nacional para comandar o partido na capital. A decisão foi tomada pelo presidente nacional, Carlos Siqueira, depois de Luciano Leitoa, presidente estadual da sigla, destituir a comissão provisória que estava sendo comandada pelo senador Roberto Rocha.

Além de Roberto Júnior, faz parte ainda da nova comissão o vereador Estevão Aragão, que ficou como vice-presidente.

A decisão de Carlos Siqueira foi tomada depois de ele ter considerada “inaceitável” a decisão de Luciano Leitoa de tirar o senador Roberto Rocha da presidência do partido em São Luís.

Em reunião no fim da tarde de ontem, para resolver o impasse o mais rápido possível, a direção nacional se reuniu e definiu que uma nova comissão deveria ser formada. Sem tomar conhecimento da comissão criada por Leitoa, que tinha o deputado José Reinaldo Tavares como presidente do PSB em São Luís, Siqueira escolheu o novo comando.

Com Roberto Júnior a frente da sigla, pelo estatuto do PSB, ele é o responsável por coordenar as discussões sobre as eleições municipais. No entanto, as decisões sobre a política de alianças do partido não serão tomadas pela comissão provisória.

Segundo resolução do partido, fica a cargo da Direção Nacional deliberar sobre as alianças. Com isso, o destino do PSB se lançar candidatura própria ou se coligar em São Luís ficará com a direção nacional.

A comissão provisória em são Luís: Roberto Rocha Júnior é o presidente, Estevão Assunção Aragão, vice-presidente, Aldo Rogério Ribeiro Ferreira, secretário-geral, Hilton César Pinheiro da Silva, finanças, Thiago Gonçalves de Sousa, primeiro-secretário, Suely Alves Moura, comunicação, e Alexandre Matos Soares, mobilização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.