Greve

Professores da rede municipal de ensino de São Luís iniciam greve

Docentes fizeram caminhada até a sede da Prefeitura e pedem reajuste de 11,36%; Semed oferece apenas 10,67% de aumento e trava negociação

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Professores realizaram uma caminhada do bairro do São Francisco até a sede da Prefeitura
Professores realizaram uma caminhada do bairro do São Francisco até a sede da Prefeitura (GREVE PROFESSORES )

SÃO LUÍS – Os professores da rede municipal de São Luís iniciaram, nesta quarta-feira (25), greve. Os docentes realizaram uma caminhada do bairro do São Francisco até a sede da Prefeitura, no centro de São Luís. A categoria reivindica reajuste de 11,36% e melhorias nas condições de trabalho. As negociações estão sendo realizadas pelo Sindicato dos Professores do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação).

Os professores pedem o repasse, de forma integral, do aumento de 11,36% (garantido de acordo com os trabalhadores por meio da Lei nº 5.877). Do outro lado, a Prefeitura teria feito duas contrapropostas à categoria. Na primeira, o Município propôs o reajuste de apenas 10,67% quitados de forma escalonada ou parcelada em três vezes. Na segunda, o mesmo reajuste de 10,67% em duas vezes, sendo uma em junho e a outra em novembro.

De acordo com a tabela de vencimentos de 2015 com reajuste de 13,01%, os salários iniciais dos professores de nível médio e superior da rede municipal de ensino são de R$ 1.526,67 e R$ 2.102,14, se considerada a carga horária de 24 horas e 20 horas.

Em nota, Secretaria Municipal de Saúde informou que tem mantido o diálogo com o sindicato e vem se esforçando para atender às demandas da categoria. Porém afirma que propõe apenas 10,67% de reajuste.

VEJA NOTA DA SEMED NA ÍNTEGRA

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) esclarece que tem dialogado constantemente com o sindicato de professores e se mobilizado para atender às demandas da categoria, inclusive com a apresentação de cinco diferentes propostas de reajuste salarial. A Semed informa que propõe reajuste de 10,67% aos professores da rede municipal. A Secretaria lamenta a decisão de paralisação das aulas e reforça que continua disposta a negociar com os professores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.