Mobilização virtual

Nas redes sociais, comunidade do Parque Amazonas solicita melhorias no bairro

O Estado esteve na área e constatou que vias estão esburacadas; moradores também reclamam de falta de segurança no bairro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Área no Parque Amazonas está abandonada e tornou-se perigosa
Área no Parque Amazonas está abandonada e tornou-se perigosa (Pq Amazonas)

A comunidade do Parque Amazonas – bairro localizado em São Luís entre a Areinha e o Bairro de Fátima – utilizou as redes sociais para denunciar, segundo eles, problemas da localidade. Segundo eles, além das condições precárias de algumas vias, uma área verde na entrada do bairro está abandonada e seria usada como esconderijo para marginais.

O Estado esteve no bairro e constatou problemas. A rua Itaituba, por exemplo, que dá acesso à entrada do bairro, tem vários pontos com problemas de pavimentação. A via registra, diariamente, grande fluxo de veículos (entre ônibus e carros) o que, de acordo com os moradores, contribui para a deterioração da camada asfáltica.

Situação semelhante é observada na avenida Solimões, considerada a principal do bairro. “ É preciso que as autoridades vejam a situação destas vias. Nós pagamos nossos impostos como todos os cidadãos e temos este direito”, disse o professor Alex Cunha, que mora no bairro há 14 anos.

Outra reclamação dos moradores do bairro é a ausência de projetos para a área verde, situada na entrada da localidade. O espaço está abandonado e, atualmente, serve apenas como depósito de lixo e de animais. Um morador que não quis ser identificado informou que o espaço é usado, durante a noite, como esconderijo por marginais. “ Eles nos assaltam e, além disso, consomem drogas nesta região”, disse.

Ele também informou que o policiamento no bairro ainda é precário. “ Às vezes, há alguma viatura no local. Mas é algo raro de a gente ver”, afirmou. Já o vigilante Francisco Alencar, responsável pela segurança na rua Itacoatiara, no Parque Amazonas, disse que os casos de assaltos a transeuntes no bairro são comuns. “ Já vi muito assalto por aqui. A gente não dá conta. Mesmo com nosso trabalho, as pessoas passam com medo”, afirmou.

Resposta

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que está promovendo ações de recuperação asfáltica nas principais avenidas e ruas da capital. A Secretaria informa que vai incluir as ruas do Parque Amazonas na programação de serviços a serem executados conforma cronograma. No entanto, o Município não informou sobre possíveis projetos para aproveitamento da área verde no bairro.

Quanto à segurança, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) informou que o policiamento no Parque Amazonas e Bairro de Fátima é feito ininterruptamente por policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM) por meio das viaturas de bairro e por agentes da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).

A pasta informou ainda que a PM realiza frequentemente rondas e incursões na localidade, com o objetivo de coibir ações criminosas. Para promover mais segurança aos moradores desses bairros, o contingente policial será reforçado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.