Recuperação de prédio histórico

Casa de Aluísio Azevedo poderá ser restaurada

Encontro reuniu ontem representantes de instituições ligadas à literatura e história; imóvel, na Rua do Sol, poderá abrigar o Palácio das Letras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Casarão onde morou Aluísio poderá abrigar o Palácio das Letras
Casarão onde morou Aluísio poderá abrigar o Palácio das Letras (CASA25051601H)

Representantes de instituições ligadas à literatura e história estiveram reunidos, na tarde de ontem, na sede da Academia Maranhense de Letras (AML) para traçar estratégias que viabilizem a recuperação do casarão, na Rua do Sol ( Centro), onde residiu o escritor maranhense Aluísio Azevedo. Na ocasião, ficou marcada uma reunião com o juiz titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Douglas de Melo Martins, que repassará informações sobre o processo que poderá gerar a desapropriação do imóvel.

O encontro com o magistrado acontecerá na sexta-feira,27, às 10h, no Fórum Desembargador Sarney Costa, e contará com a presença de membros da Academia Maranhense de Letras (AML), da Academia Ludovicense de Letras (ALL), da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (AMLJ), do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) e da Federação das Academias de Letras do Maranhão.

Após o encontro, deverá ser elaborado um documento com proposta de revitalização do prédio histórico, que será encaminhada ao governador Flávio Dino. A idéia é que o prédio abrigue futuramente o Palácio das Letras. “ Vamos partir para esta missão, que poderá entregar à sociedade um local histórico e totalmente recuperado”, disse o presidente da AML, Benedito Buzar.

Importância

O professor de História e vice-presidente do IHGM, Euges Lima, fez referência à importância do imóvel para a memória de São Luís. “ Trata-se de um prédio onde residiu o fundador do naturalismo no Brasil, autor de várias obras clássicas da nossa literatura. Foi o local onde Aluísio Azevedo escreveu O Mulato. Portanto, é preciso uma mobilização para recuperar este imóvel”, disse.

Segundo o IHGM, o imóvel é de propriedade particular desde 2008. Em 2014, nas redes sociais, o instituto denunciou a possível utilização do casarão como estacionamento. Ainda de acordo com a direção do IHGM, o prédio ainda estaria sob custódia do Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Paisagístico (DPHAP), da Secretaria de Cultura do Maranhão.

Peça

Instituições que participaram da reunião ontem

- Academia Maranhense de Letras (AML)

- Academia Ludovicense de Letras (ALL)

- Academia Maranhense de Letras Jurídicas (AMLJ)

- Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM)

- Federação das Academias de Letras do Maranhão (FALM)

Frase

“ Trata-se de um prédio onde residiu o fundador do naturalismo no Brasil, autor de várias obras clássicas da nossa Literatura. Foi o local onde Aluísio Azevedo escreveu O Mulato. É preciso uma mobilização para recuperar este imóvel”

Euges Lima

Professor de História e vice-presidente do IHGM

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.