Artesãs

Artesãs de Meia Légua querem produzir em larga escala

Grupo de mulheres pretende se organizar mais como vendedoras e buscar mercado fora do município

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Representantes do Sebrae e artesãs do povoado Meia Légua recebem consultoria para tornar a atividade produtiva em algo lucrativo
Representantes do Sebrae e artesãs do povoado Meia Légua recebem consultoria para tornar a atividade produtiva em algo lucrativo (Representantes)

Matinha - O artesanato é a ideia criativa de um grupo de 28 mulheres do povoado Meia Légua, na zona rural de Matinha, para gerar renda e ajudar no sustento de suas famílias. O grupo está se organizando e pretende produzir em grande escala. Para buscar mercado fora do município, elas confeccionam tapetes, bolsas e uma infinidade de peças decorativas.

A atividade tem como um dos incentivadores o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio de sua regional em Santa Inês.

Durante a semana, o consultor em Designer do Sebrae, Iderlan Macedo, está realizando a visita técnica para fazer o levantamento, identificando o tipo de material e o artesanato que o grupo já trabalha, e em cima disso inserir a identidade local nas peças produzidas pelas artesãs, oferecendo assim cursos específicos.

De acordo com a presidente da Associação de Moradores de Meia Légua, Maria Zoeti Aires, ter o Sebrae como parceiro é motivo de comemoração. “Estamos com muita vontade de trabalhar, a maioria das mulheres da comunidade precisa de um complemento de renda. A presença do consultor aqui no povoado nos enche de esperança. Não queremos só copiar modelos prontos, queremos o nosso próprio artesanato e ter um catálogo com a nossa identidade”, pontua Zoeti Aires.

Melhoria

A demanda surgiu por meio da Associação Comercial de Matinha e segundo o presidente da instituição, Silvio Romero, a associação foi procurada pela representante da comunidade que pediu para melhorar o trabalho das artesãs.

O gerente regional do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz, que também atende o município, enfatiza que a Associação Comercial e Industrial de Matinha tem sido parceira do Sebrae no incentivo aos pequenos negócios.

“Queremos que essas mulheres façam do artesanato um negócio lucrativo, valorizando a atividade e se profissionalizando, tendo conhecimento de gestão, preço de mercado, administração do negócio e assim manter dignamente suas famílias”, finaliza Muniz, que nesta semana visitou a comunidade.

“Queremos que essas mulheres façam do artesanato um negócio lucrativo, valorizando a atividade e se profissionalizando”

Aluízio Muniz

Gerente regional do Sebrae em Santa Inês

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.