Ônibus incendiados

Flávio Dino diz que responsáveis por ataques a ônibus não tiveram oportunidade de estudo

Governador do Maranhão afirmou que jovens envolvidos na onda de violência são fruto das desigualdades, do ponto de vista social

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Onda de violência tomou conta da Região Metropolitana de São Luís desde quinta-feira (24)
Onda de violência tomou conta da Região Metropolitana de São Luís desde quinta-feira (24) (ônibus Liberdade)

SÃO LUÍS - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), realizou nesta terça-feira (24), no Palácio dos Leões, reunião para avaliar as ações de combate aos incêndios criminosos a ônibus na Região Metropolitana de São Luís. Na ocasião, ele afirmou que os envolvidos na onda de violência que tomou conta da capital desde quinta-feira (19) são fruto das desigualdades sociais.

Dino disse que o combate aos incêndios criminosos vai muito além da repressão das forças policiais. De acordo com ele, a situação é complexa e tem raízes profundas em razão das múltiplas injustiças de uma sociedade profundamente desigual do ponto de vista social, que é a causa principal de todas as violências.

“São pequenos grupos inorgânicos, muitas vezes quase células autônomas, que tem como marca o recrutamento muito agudo de jovens, fruto da situação social dos bairros mais pobres. A negação total de direitos, de oportunidades, de cultura, esporte, trabalho, educação, gera uma massa, quase um exército industrial de reserva, para essas quadrilhas”, analisou.

Repressão

Durante a reunião, o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, fez uma avaliação demonstrando que, até o momento, já foram efetuadas mais de 60 prisões. “Hoje foi apresentado o que faremos nas próximas horas e nos próximos dias de prontidão do sistema para uma repressão qualificada a esses atos de vandalismo”, esclareceu.

Tropas da Força Nacional de Segurança Pública (FNSC) já estão em São Luís desde o início da tarde desta terça-feira (24). Aproximadamente 120 homens vão atuar em conjunto com a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) em pontos estratégicos da capital maranhense para reduzir a criminalidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.