Coluna / Passaporte

Manaus, quase toda construída por um maranhense

O turismo na capital do Amazonas, é um mix de cultura, história, tradição e destaca-se pelo turismo de natureza e ecoturismo

Marcos Davi Carvalho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
O Teatro Amazonas foi construído no governo do maranhense Eduardo Ribeiro
O Teatro Amazonas foi construído no governo do maranhense Eduardo Ribeiro (Manaus)

Que a capital amazonense é uma grande metrópole dentro da maior floresta tropical do planeta, isso todo mundo sabe. Mas que as principais edificações de Manaus foram planejadas por um maranhense, isso pouco se conhece. Eduardo Gonçalves Ribeiro nasceu em 1862 e era conhecido pelo apelido de “Pensador”, em decorrência de ter participado ativamente dos movimentos republicanos e ter editado o jornal O Pensador, no Maranhão.
Governou o Amazonas de 1892 a 1896 e, nesse período, construiu o Teatro Amazonas, o Reservatório do Mocó, a Ponte de Ferro da Sete de Setembro, o Palácio de Justiça e inúmeras outras obras, transformando Manaus, na “Paris dos Trópicos”, como era conhecida no passado. Essas obras são, até os dias de hoje, grande orgulho do “amazônida”, nome dado aos moradores da região.

O turismo em Manaus é um mix de cultura, história, tradição e destaca-se pelo turismo de natureza e ecoturismo. A cidade é o maior destino de quem busca conhecer a selva amazônica e oferece uma ampla estrutura para receber seus visitantes. A região da Amazônia Legal Brasileira ocupa cerca de 61% do território nacional e engloba nove estados, entre eles o Maranhão, que tem 79% de sua área dentro da faixa territorial.

Engana-se profundamente quem pensa que, ao desembarcar na região, o turista vai encontrar apenas cidades rodeadas unicamente de mata e rios. A capital amazonense tem praias de água doce, charmosos e importantes museus, belas praças, uma arquitetura que impressiona, uma vida noturna agitada e casas de espetáculos como o Teatro Amazonas, que se transformou num dos importantes monumentos da América Latina, não só pela sua imponência, mas por receber grandes companhias de espetáculos nacionais e estrangeiras. A pintura do teto do Salão Nobre, com características barrocas, impressiona todos os visitantes. A pintura do pano de boca do palco faz referência ao encontro das águas dos rios Negro e Solimões. O Teatro tem diversos outros ambientes, abertos ao público. Indiscutivelmente, é o mais importante monumento da cidade, uma “prova viva” do apogeu econômico da fase áurea da borracha.

O Encontro das Águas, que é um fenômeno natural causado pelo encontro das águas barrentas do Rio Solimões com as águas escuras do Rio Negro, é também um dos principais pontos turísticos da cidade. As águas percorrem cerca de seis quilômetros e não se misturam. Esse fenômeno, segundo estudiosos, acontece em decorrência da temperatura e densidade.

A praia fluvial de Ponta Negra, às margens do Rio Negro, localizada a 13 km do Centro, é um local de badalação, práticas esportivas, lazer e, nos fins de semana, dos amantes do bronzeado dourado, além de ponto de encontro de pessoas de todas as idades. A nova área da praia, que foi reaberta no período da Copa Fifa 2014, tem mais de 40 metros de largura por 400 metros de extensão. É adornada por um calçadão amplo, banheiros, postos de guarda-vidas e a iluminação noturna invejável. O local conta, ainda, com anfiteatro, estacionamento e restaurantes de comidas típicas.

Outro ponto turístico que retrata bem o poderio financeiro de Manaus é o Palácio Rio Negro. Pela sua beleza arquitetônica e tradição, o local se transformou em Centro Cultural, com espaços abertos a recitais de música, exposições, lançamentos de livros, dança, teatro, além de outras atividades culturais. O mobiliário é secular e deslumbrante. Quem visita o Palácio Rio Negro pode, ainda, passear por um belo jardim na região portuária de Manaus. Parece um conto de fadas.

O que mais contagia o turista que visita Manaus é a preocupação e o respeito com a tradição e a sustentabilidade do lugar. Uma cidade que surpreende e encanta. Uma metrópole diferente das outras capitais brasileiras, com rios cortando a cidade, floresta, casario, monumentos importantes e um centro urbano agitado.

Dica importante
Quem quiser conhecer um pouco da história de Eduardo Gonçalves Ribeiro, o maranhense que construiu as principais obras em Manaus, basta acessar nosso conteúdo no YouTube (https://youtu.be/ZpxV5bscihI). Manaus é o principal portão de entrada para quem deseja conhecer a maior floresta tropical do planeta, a Amazônia, e o principal centro financeiro e econômico da Região Norte do Brasil. A capital amazonense conta com ótima infraestrutura turística, restaurantes de alto padrão e várias opções culturais e de lazer. Não deixe de conhecer o Teatro Amazonas e a Praia da Ponta Negra. Visite os mercados das frutas e do peixe, onde o turista conhece um pouco da gastronomia manauara.

Pare numa barraca da região portuária e prove o delicioso filé do peixe Filhote, cozido com legumes. Andar de táxi é a melhor opção de locomoção na cidade. Para ter uma visão panorâmica e superficial de Manaus e da Amazônia, o ideal é um roteiro de 3 ou 4 dias. A maioria dos estabelecimentos aceita cartões de crédito e o povo amazonense é bem cordial e atencioso. A maioria dos agitos e burburinhos da cidade acontece na Avenida do Turismo, que é bem policiada e animada.

O que levar
Chapéu, óculos escuros, filtro solar, roupas leves, claras, sandálias e garrafinha de água são essenciais para quem visita Manaus durante o dia. Para os passeios na selva e no Encontro das Águas, camisa manga longa, calça comprida, tênis e repelente são fundamentais.

Na Bagagem

Festança junina no Ceprama
Vem aí a prévia de São João mais aguardada de São Luís. Nos dias 27, 28 e 29 deste mês, a partir das 19h, o chão do Ceprama vai tremer. Os três dias do evento serão de muita animação e o melhor da cultura maranhense. Por lá, vão passar tambor de crioula, bumba meu boi, shows com artistas locais e muito mais. A entrada é R$ 5,00, com renda revertida para a Fundação Antônio Dino. Época de descontrair e ajudar. Você já está convidado.

Repetitivo e sem retorno
Por falar em São João, a Secretaria de Turismo de São Luís apresentou, na semana passada, para agentes de viagens e alguns jornalistas, a riqueza das festividades juninas de São Luís. Profissionais das cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro viram de perto, todo o encanto do folclore maranhense. O objetivo era, segundo a secretária municipal, Socorro Araújo, mostrar os atrativos, a culinária e a alegria contagiante da cultura popular do estado. Essa prática repetitiva não tem atraído a atenção do público final. Prova disso, são os números, cada vez mais baixos, de turistas, no período. O ideal seria destinar os custos com essas ações (que não foram divulgados a essa coluna) com inserções em mídia nacional e, também, levar toda a estrutura e esforços ao público final em shoppings, universidades e grandes aglomerados. Exemplo de outros estados, como o Piauí. Esse disco está furado.

Mais fiscalização nas estradas
Numa operação que contou com a participação de órgãos governamentais e ambientais, entre eles, a Polícia Rodoviária Federal do Piauí e Maranhão, foram apreendidas várias espécies de animais, madeira, armas, carros irregulares e outras infrações. Foram aplicadas multas e detenções desses bens. O objetivo maior é coibir crimes ambientais, preservar a vida e garantir a segurança da população. A operação não vai parar e novas datas e locais serão programadas durante todo esse ano. Parabéns pela iniciativa.

Feira de noivas atrai turistas
A Casar Bem Noivas & Festas, evento que aconteceu Pestana Hotel - São Luís, reuniu profissionais do mercado de eventos do Maranhão e atraiu muitas empresas e clientes de cidades do interior e até de estados vizinhos. Durante os dois dias do evento (14 e 15), constatou-se o alto grau de talento, criatividade e qualidade desse mercado no estado, que se destaca no país. A Milenarte Filmagens, uma das pioneiras do ramo, mostrou que aqui em São Luís, também se produz filmes de casamento em alta definição, nos padrões internacionais e excelente atendimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.