Ação Global

Mais de 55 mil pessoas são atendidas na Ação Global

Evento realizado na Universidade Federal do Maranhão supera as expectativas e é finalizado com mais de 219 mil atendimentos, em diversas áreas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Um sucesso a 23ª edição da Ação Global, realizada sábado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), entidade do Sistema Fiema, e Rede Globo/TV Mirante, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga. Um total de 55.300 pessoas foram beneficiadas com 219.106 atendimentos, sendo a maior quantidade na área de qualidade de vida, que registrou um total de 112.430 assistências.

Na área da saúde, as ações somaram 62.340. Um total de 9.182 pessoas foi beneficiado com serviços em cidadania e 24.448 em educação. Outros serviços somaram 10.706. Este ano, segundo a coordenadora geral, Rita Samara, o evento superou todas as expectativas, com 206 parceiros, 250 serviços e 3.378 voluntários.

“Foram mais de 219 mil atendimentos, com diversas ações envolvidas, tivemos ainda a adesão de parceiros de última hora, em um total de 30, que vieram para somar e, claro, foram muito bem recebidos. Nós tivemos a adesão de indústrias da região e de pessoas da comunidade. Enfim, entre diversos outros, o que contribuiu para a grandiosidade do evento”, destacou Rita Samara.

Empenho

De acordo com Yana Carvalho, do Departamento de Eventos do Grupo Mirante, este ano a Ação Global conseguiu mobilizar mais colaboradores, mais serviços e beneficiou mais pessoas. “Observamos o sucesso do evento, o empenho dos voluntários, a maior quantidade de pessoas e um maior número de serviços prestados. Com certeza, a nossa missão foi cumprida e, em nome do Grupo Mirante, gostaria de parabenizar a todos que estenderam suas mãos ao próximo”, agradeceu Yana Carvalho.

Pessoas de diferentes bairros da capital deslocaram-se até o Campus do Bacanga em busca de ações de cidadania, como emissão de diversos documentos, entre os quais carteira de identidade, CPF, título eleitoral e carteira de trabalho. “Vim em busca de informações sobre título eleitoral e consegui. Eu estava enfrentado certa dificuldade para resolver, mas aqui foi rápido”, festejou a auxiliar de salão de beleza Marluce Guimarães.

Muita gente também foi atendida por profissionais da área jurídica e recebeu orientações sobre questões do dia a dia, como consumo de energia e alimentação saudável. Crianças, jovens, adultos e idosos procuraram serviços de saúde nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia, mastologia, urologia, odontologia, oftalmologia, dermatologia e vacinação. Para a superintendente do Sesi, Roseli de Oliveira Ramos, a Ação Global foi um somatório de cidadania e voluntariado que prestou muito mais que serviços. “Só temos que agradecer a comunidade que se fez presente e a todas as instituições, empresas da indústria e as pessoas que, de alguma forma, contribuíram para o sucesso desta edição, um investimento social privado da indústria brasileira por meio do Sistema Fiema/Sesi e da Rede Globo, com o Grupo Mirante”, destacou Roseli, lembrando que a Ação Global 2016 foi mais especial, por ser o ano de aniversário de 70 anos do Sesi.

Cursos de qualificação profissional, atividades educativas e lúdicas tiveram espaço na Ação Global. No térreo do Centro Pedagógico Paulo Freire foram registrados 24.448 atendimentos na área de educação, como matrículas em cursos gratuitos, roda de leitura, jogos educativos, oficinas de desenhos e artesanato. Minicursos na área de informática também foram ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão na Unidade Móvel de Inclusão Digital do Sesi. Eles iniciaram no dia 18 de maio, culminando no dia do mutirão. Uma aluna recebeu simbolicamente pela turma o certificado de conclusão.

Na Ação, as crianças também puderam vivenciar, com a recreação infantil, momentos de lazer e aprendizado com pintura de desenhos e facial, oficina de braile, jogos educativos e artesanais. Diana Oliveira contou que trouxe as duas filhas para consulta com o oftalmologista e enquanto aguardavam atendimento, elas se divertiram com os jogos de matemática e as pinturas. “É um espaço bom não só para as crianças, mas também para os pais, porque vi aqui algumas técnicas que podem ser feitas em casa e auxiliam no desenvolvimento e aprendizado dos nossos filhos,” disse.

Atendimentos por área

Saúde

62.340

Cidadania

9.182

Educação

24.448

Qualidade de Vida

112.430

Outros Serviços

10.706

Voluntários

3.378

Número de Serviços

250

Parceiros

206

Número de folders e panfletos informativos distribuídos

40.345

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.