Baixa no Talibã

Inteligência afegã confirma morte de mulá Mansour

Operação com drones dos Estados Unidos matou o líder dos talibãs, que estava no cargo desde o ano passado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Os serviços de inteligência do Afeganistão confirmaram ontem a morte do principal líder dos talibãs, o mulá Akhtar Mansour, em um ataque com drones dos Estados Unidos no território do Paquistão, em uma região próxima à fronteira entre os dois países.
"O líder talibã, Akhtar Mansour, morreu ontem [sábado] em um ataque aéreo na região de Dalbandin, no Baluchistão, no Paquistão", disse Jamil Sultani, vice-porta-voz do Diretório de Segurança Nacional (DNS), à Agência Efe. Em comunicado divulgado pelo DNS, o órgão de inteligência explicou que o ataque aéreo aconteceu às 15h45, hora local, em Baluchistão, no Paquistão.
"Akhtar Mansour, que estava sob vigilância há muito tempo, viajava ontem [sábado] em um veículo com seus companheiros na região de Dalbandin, onde foi alcançado e abatido", diz a nota. O órgão defendeu que nem os ataques terroristas ou suicidas são justificados pelo islã ou pelos "princípios humanos" e informou que as forças de segurança afegãs continuarão "sua luta pela paz e a estabilidade".
"Os terroristas devem se dar conta de que, caso continuem com seus ataques, serão eliminados", acrescentou o DNS, ressaltando que a forma de evitá-los é "abandonar as armas".
O mulá Mansour foi apontado como o líder dos talibãs depois que o governo afegão revelou, em julho do ano passado, que o fundador e líder histórico desse grupo, o mulá Omar, tinha morrido em 2013.
Sua designação à frente do principal grupo insurgente afegão foi muito discutida entre os talibãs e gerou cisões e inclusive um confronto militar aberto entre os homens leais a Mansour e os liderados pelo mulá Rasul. Apesar dessa disputa interna, os talibãs ganharam mais espaço desde o final da missão de combate da Otan no Afeganistão, no fim de 2014, e cometeram ataques com grandes baixas e chegaram a tomar o controle da cidade de Kunduz, no norte do país, durante alguns dias no ano passado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.