Imunização

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até 3 de junho no MA

Até o fim da manhã da sexta-feira, 20, apenas 67% do público-alvo havia sido imunizado; grande demanda de pacientes foi registrada em postos de saúde de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
(Idoso sendo imunizado contra gripe em posto de São Luís)

A campanha contra a gripe no Maranhão, iniciada no dia 30 de abril, será prorrogada até o dia 3 de junho deste ano. A decisão foi anunciada pelo Governo do Estado na manhã da sexta-feira,20, último da ação de mobilização, conforme calendário do Ministério da Saúde (MS).

Até a manhã da sexta-feira,20, segundo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), apenas 67% da cobertura vacinal havia sido atingida. No total, estarão disponíveis – durante os últimos dias de campanha – 1.794 postos de vacinação em todo o Maranhão.

Em São Luís, os postos de saúde apresentaram grande demanda na sexta-feira, 20. Até o fim da tarde desse dia, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 90,79% do público-alvo (ou 171.872 pessoas) havia sido imunizado somente na capital maranhense.

No Centro de Saúde Bezerra de Menezes, no São Francisco, até às 17h da sexta-feira, horário em que normalmente é encerrado o expediente no local, muitas pessoas ainda procuravam o setor de vacinação. A unidade de saúde precisou mobilizar todo o quadro de funcionários (técnicos de enfermagem e enfermeiros) para suprir a demanda.

Em média, uma pessoa para ser vacinada esperava entre 20 minutos e meia hora para receber a dose.

“ Como a gente deixou para o último dia, nem adianta reclamar muito, não é?”, disse o aposentado Francisco Carlos, de 65 anos, morador do São Francisco. Já a funcionária pública Socorro Marinho esteve na unidade de saúde do São Francisco pois, segundo ela, não havia doses de vacina próximo à sua residência, no Cohatrac. “ Eu procurei a unidade de lá hoje [sexta-feira, 20] e não havia mais vacina. Por isto, vim aqui ao São Francisco, onde já morei para receber a dose”, explicou.

Outro local muito procurado foi o Centro de Saúde do Bairro de Fátima. De acordo com a responsável pelo setor de vacina da unidade, Roseane Rodrigues, houve aumento na demanda de pacientes nos últimos dias. “ A informação de que a enfermidade está se espalhando deve ter motivado as pessoas a procurarem o posto de vacinação", disse.

O mototaxista Roque Azevedo Campos, de 49 anos, procurou o Centro de Saúde do Bairro de Fátima para ser vacinado. “ Como sou uma pessoa muito preocupada com a minha saúde, todos os anos procuro me imunizar”, afirmou.

Ainda de acordo com a Semus, com base no último levantamento divulgado pela pasta, as metas de campanha para os trabalhadores de saúde e puérperas (acabou de dar a luz) foram superadas em São Luís. Entretanto, até às 16h da sexta-feira, 20, haviam sido imunizados 89,3% dos idosos, 69,41% das crianças (entre seis meses a menores de cinco anos de idade) e 76,7% das gestantes na cidade.

Peça

Público – alvo da campanha

de vacinação contra a gripe

- Trabalhadores de saúde

- Puérperas (acabou de dar à luz)

- Idosos

- Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade

- Gestantes

- Pessoas com algum tipo de doença crônica (como hipertensão, por exemplo);

Fonte: Ministério da Saúde

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.