Atendimento

Ação Global vai disponibilizar mais de 250 serviços

Entre os atendimentos oferecidos gratuitamente à população estão práticas esportivas, consultas médicas, emissão de documentos e orientação jurídica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
(ação global)

Visitou o médico no último ano? Já recebeu orientações sobre alimentação saudável e atividade física? Tem documentos essenciais, como identidade e carteira de trabalho? Esses e outros serviços estarão disponíveis gratuitamente neste sábado, 21, na 23ª edição da Ação Global, realizada em parceria pela Rede Globo/TV Mirante e o Serviço Social da Indústria (Sesi-MA), entidade do Sistema Fiema, das 8h às 17h, no Campus Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A expectativa é atender cerca de 40 mil pessoas, com a atuação de cerca de 200 parceiros e mais de 3 mil voluntários. O tema do evento é Qualidade de Vida, e os destaques, no Maranhão, serão as atividades de promoção da saúde, além do incentivo a práticas esportivas devido à proximidade das Olimpíadas. O mutirão também será realizado em outras localidades nos 26 estados e no Distrito Federal.
Na programação, estão mais de 250 serviços nas áreas de saúde, como consultas médicas em especialidades como pediatria, ginecologia, urologia, oftalmologia e vacinação. Há ainda ações de cidadania, com emissão de documentos – entre os quais estão carteira de identidade, certidão de nascimento, título eleitoral e carteira de trabalho –, orientação jurídica e sobre questões do dia a dia das pessoas, como higiene e limpeza doméstica, consumo de energia e alimentação saudável. Atrações culturais e oficinas de alimentação também estão na agenda.

Atendimento
“Nós estamos aguardando todos que tenham demanda para um dos serviços oferecidos neste sábado, para um grande dia de cidadania. Esperamos mais de 40 mil pessoas e contamos com uma série de instituições parceiras e voluntários, cerca de 3 mil, para melhor atender as pessoas e/ou orientar sobre possíveis encaminhamentos. Sabemos que não conseguiremos atender todas as demandas, pois, embora seja um esforço grande, são apenas oito horas de serviços. Mas nesse tempo temos certeza de que todos os voluntários estarão lá com a maior disponibilidade, competência técnica, cada um em sua especialidade, se doando para atender com qualidade a maior quantidade de pessoas”, revelou a superintendente regional do Sesi, Roseli Ramos.
Os atendimentos estarão distribuídos, principalmente, na área do prédio Paulo Freire, da Cidade Universitária, mas também serão utilizados a quadra do Colun (Qualidade de Vida, Beleza) e o HUzinho (Saúde).
Entre os serviços que serão realizados pela primeira vez na Ação Global estão oficinas de argila e gesso, com orientações para pintar e fazer miniaturas com esses materiais. O oferecimento é da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado. Quem também estreia no mutirão é o Espaço Indústria, uma área para apresentação e divulgação das indústrias parceiras da ação, onde elas mostrarão seus produtos, promoverão degustações, em uma pequena mostra do que é produzido pelas empresas do Estado.
Apesar de o mutirão ocorrer somente no sábado, alguns serviços podem ser acessados pela população antes dessa data e outros ficarão até depois. Um exemplo são os cursos rápidos de informá­tica oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Eles serão ministrados na Unidade Móvel de Inclusão Digital, que está estacionada em frente ao Paulo Freire desde o dia 18, com capacidade para atender 14 alunos por curso. Os interessados poderão se inscrever no local. Outro exemplo é o serviço de emissão de carteira de identidade (RG), que terá seu atendimento estendido até a quinta-feira, 26 de maio, oferecido pelo Viva Cidadão na UFMA, também no Paulo Freire.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.