Cidadania

40 mil pessoas são esperadas hoje na 23ª edição da Ação Global em SL

Estão sendo ofertados nesta edição mais de 250 serviços em diversas áreas como é o caso da saúde que conta com consultas médicas em especialidades como pediatria, ginecologia, urologia e oftalmologia, e vacinação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
(Grande estrutura foi montada para atender o público, das 8h às 17h, na Universidade Federal do Maranhão)

Acontece neste sábado, 21, a 23ª edição da Ação Global, realizada pelo Serviço Social da Indústria (Ssesi/MA), entidade do Sistema Fiema, em parceria com a TV Globo/TV Mirante, das 8h às 17h, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Cidade Universitária Dom Delgado, Campus do Bacanga.

A expectativa dos organizadores é de atender cerca de 40 mil pessoas para usufruir de serviços gratuitos nas áreas de Cidadania, Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Qualidade de Vida. No total, são mais de 250 serviços ofertados à população. Para dar conta de tudo isso, o evento contará com a atuação de cerca de 150 parceiros e mais de 3 mil voluntários.

Nos serviços de saúde, serão 12 especialidades médicas: clínica geral, cardiologia, oftalmologia, urologia, dermatologia, pediatria, ginecologia/obstetrícia, nefrologia, mastologia, fitoterapia, fisioterapia e massoterapia.

Quem precisar atualizar as vacinas poderá contar com um posto de imunização da Secretaria Municipal de Saúde no local do evento. Estão previstos mil atendimentos com a administração das vacinas pentavalente, pneumocócica, hepatite B, febre amarela, meningócica, DT, influenza, H1N1. No evento também serão realizados testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C.

Os serviços de odontologia que também são muito procurados estão confirmados para essa edição. Estão previstos serviços de limpeza, extração, aplicação de flúor, distribuição de escovas e até diagnóstico de câncer.

Cidadania

Há ainda ações de cidadania, com emissão de documentos – entre os quais estão carteira de identidade, certidão de nascimento, título eleitoral e carteira de trabalho –, orientação jurídica e sobre questões do dia a dia das pessoas, como higiene e limpeza doméstica, consumo de energia e alimentação saudável.

Alguns dos parceiros que estarão no local serão: Caixa Econômica Federal, Viva Cidadão, Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (Inscrição para Casamento Comunitário), Procon, Cemar, Ministério do Trabalho e Emprego.

Na área da educação, serão realizadas oficinas de Braille e Libras além da oficina de Desenho Ilustrativo de Moda e Customização de Bolsas. Na unidade móvel de alimentos, terá oficina de folhados e semi-folhados.

Edição

Entre os serviços que serão realizados pela primeira vez na Ação Global, estão oficinas de argila e gesso, com orientações para pintar e fazer miniaturas com esses materiais. Atrações culturais e oficinas de alimentação também estão na agenda.

Quem também estreia no mutirão é o Espaço Indústria, uma área para apresentação e divulgação das indústrias parceiras da ação, onde elas mostrarão seus produtos, promoverão degustações, em uma pequena mostra do que é produzido pelas empresas do estado.

Os atendimentos estarão distribuídos, principalmente, na área do prédio Paulo Freire da Cidade Universitária, mas também serão utilizados a quadra do Colun (Qualidade de Vida, Beleza) e o HUzinho (Saúde).

No ano passado, 58.125 mil pessoas foram atendidas na Ação Global em São Luís, foram realizados 174.375 atendimentos, destes, 90 mil só na área de saúde, que junto com os serviços de Cidadania (emissão de documentos, como RG, carteira de trabalho, CPF, entre outros), são os mais procurados pela população.

Mais

O tema desta edição da Ação Global é “Qualidade de Vida”. Os destaques do evento no Maranhão serão as atividades de promoção da saúde, além do incentivo a práticas esportivas devido à proximidade das Olimpíadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.