Inédito

São Luís recebe evento global do Google

Criar uma empresa em 54 horas pode até parecer impossível, mas é o objetivo do Startup Weekend, evento que acontece pela primeira vez em São Luís, no próximo fim de semana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

De hoje a domingo, 22, desenvolvedores, designers e empreendedores trabalharão juntos e receberão apoio de especialistas para criar um modelo de negócios viável em tempo limitado. O evento começou em 2007 nos Estados Unidos e já foi realizado em mais de 150 países. No Brasil, depois de passar por mais de 20 estados, desembarca pela primeira vez no Maranhão.

O evento contará com a participação de 100 inscritos e o apoio de 16 mentores. Em São Luís, é apoiado por empresas como Sebrae, IFMA e Ibis Hotel e será realizado na Universidade Dom Bosco (UnDB). Segundo Bruno Nogueira, coordenador de Sistemas de Informação da UNDB , o fim de semana deve gerar um impacto que vai além das ideias. “A universidade estará fechada em razão desse evento. Os participantes irão acampar lá, para trabalhar nas suas ideias”, frisa.

Conforme Laíza Amorim, líder organizadora do evento, o crescimento do ambiente empreendedor na cidade motivou a realização da conferência. “O ecossistema de start ups em São Luís está crescendo, está se desenvolvendo, e nós sentimos a necessidade de trazer um evento global como esse para fomentar o ambiente de empreendedorismo na cidade”.

Na dinâmica criada, os inscritos participarão de pitches na sexta-feira, no qual apresentarão suas ideias. Em seguida, as cerca de 20 ideias melhor avaliadas seguem para aplicação no fim de semana, reorganizando todos os participantes em grupos de trabalho para discuti-las.

Modelagem
Na sequência, haverá modelagem de negócios, prototipação, validação da solução, conversas com mentores, convergência, ajustes finais, apresentação e premiação.

“Todos os eventos do Startup Weekend seguem o mesmo modelo básico, os participantes expõem a sua ideia de startup e recebem feedback de outros participantes. São formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado”, explica Laiza Amorim.

O evento será realizado durante todo o fim de semana e, no dia de encerramento, terá a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback. “Startups como EasyTaxi foram lançadas em eventos como esse”, explica Karol Borges, co-organizadora do evento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.