Blitze

Nove veículos são apreendidos por dia na capital

Balanço é de operações da Polícia Militar, em parceria com o Detran; 52% dos casos ocorre por falta de licenciamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Policiais militares realizam blitz na Avenida dos Africanos, em São Luís
Policiais militares realizam blitz na Avenida dos Africanos, em São Luís (Blitz)

Os condutores irregulares estão na mira do poder público. De acordo com dados da Polícia Militar do Maranhão (PM), em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), nove veículos foram apreendidos por dia em São Luís, em blitze realizadas nas principais avenidas, somente este ano. Segundo o balanço, os recolhimentos são por causa de ações promovidas em pontos estratégicos da cidade.

Ainda segundo a PM, a média se refere aos casos registrados em São Luís, de 1º de janeiro a 15 de maio. Com base no relatório, mais da metade dos casos veículos apreendidos, 52% do total, estavam relacionados à ausência do documento de licenciamento obrigatório. Outros 37% dos recolhimentos deste ano aconteceram pela falta da carteira de habilitação de condutores. Os 11% restantes das apreensões foram por outras razões.

Do total de veículos apreendidos, 807 foram motocicletas (ou 61,2% do total). Outros 511 (ou 38,7%) referiram-se a automóveis (de grande, pequeno ou médio porte). Segundo o titular da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV), major Augusto Magalhães, os números considerados expressivos de apreensões de veículos demonstram aumento na fiscalização. As ações serão intensificadas na cidade durante os fins de semana e em vias com maior fluxo de veículos.

Uma das vias com maior incidência de fiscalizações é a Avenida dos Africanos. Ontem, uma barreira foi montada pela PM para a verificação das condições dos condutores. Até o fechamento desta edição, ainda não havia sido divulgado o saldo da operação. “Não somente nesta via, como em outras, a fiscalização persistirá”, afirmou o major.

Lei Seca
Outra preocupação da PM, durante as abordagens, é quanto ao cumprimento da Lei Seca. De acordo com o comando, até abril deste ano, 1.540 motoristas haviam se recusado a fazer o teste do bafômetro durante barreiras montadas na capital maranhense. Segundo a PM – de janeiro a abril de 2016 –, 2.033 pessoas dirigiram alcoolizadas pelas ruas e avenidas na região metropolitana.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que for flagrado conduzindo veículo sob efeito de álcool estará sujeito ao pagamento de multa, no valor de R$ 1.915,40, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão do documento por 12 meses.

Números
52%
dos veículos apreendidos este ano estava relacionados a ausência de documento, seja do carro ou da moto
37% dos recolhimentos deste ano aconteceram em virtude da falta do certificado de habilitação dos condutores

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.