Dependência química

Fórum de políticas sobre drogas reúne entidades e órgãos

Programação contou com debates sobre políticas de combate às drogas no Brasil e no Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Fórum foi realizado durante o dia de ontem, na Assembleia Legislativa
Fórum foi realizado durante o dia de ontem, na Assembleia Legislativa (Fórum)

A Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas (Remadd) realizou ontem o I Fórum Metropolitano de Políticas sobre Drogas em São Luís. O encontro que aconteceu na Assembleia Legislativa reuniu diversos órgãos, instituições e membros da sociedade civil para debater políticas de prevenção e combate às drogas e também de reinserção social de usuários.

Erisson Alan Sousa Lindoso, coordenador da Remadd e conselheiro municipal antidrogas de São Luís, explicou que o fórum teve como objetivo não somente discutir a importância das políticas públicas sobre drogas, mas alinhar o trabalhado dos diversos segmentos sociais que atuam na prevenção, cuidado, tratamento e combate às drogas.

Para alcançar isso, a programação teve palestras e outras atividades. “Daqui a um mês acontecerá o Dia Municipal de Luta Contra as Drogas, no dia 19 de junho. E no dia 26 será o Dia mundial de Luta contra as Drogas. Queremos sair daqui com uma pauta definida para essas datas”, explicou.

Ainda de acordo com ele, a ideia era que também fossem discutidas no fórum as comunidades terapêuticas para propor o lançamento da associação metropolitana dessas comunidades e discutir outras ações para a reinserção de dependentes químicos na sociedade.

Foi com esse último objetivo que a programação contou também com a apresentação do Projeto Reinserir, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), uma rede de instituições que tem como foco a reinserção social e econômica do usuário de drogas em diversas áreas, como a educação, saúde e assistência social.

Segundo Rosângela da Silva Ribeiro, coordenadora técnica do projeto, 68 pessoas já estão sendo assistidas pelo projeto, que já foi implantado no estado da Paraíba. No total, são 13 municípios que contam com essa rede de instituições e entidades trabalhando coordenadas.

Conselhos
Além das palestras, o fórum contou com quatro grupos de trabalho que discutiram a criação de Conselhos Municipais de Políticas Sobre Drogas; o projeto REINSERIR nos municípios; a rede de Atenção Psicossocial nas Políticas Públicas Sobre Drogas e Comunidades Terapêuticas. As discussões dos grupos de trabalho resultaram nas próximas fases do Fórum.

O encontro contou também com a participação de representantes do poder executivo municipal e estadual. Marcio Menezes, chefe do departamento de saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), foi um deles.

Ele destacou a importância dessa iniciativa para o tratamento ofertado aos dependentes químicos. “Temos que discutir principalmente as comunidades terapêuticas, que têm um papel dentro da rede de atenção psicossocial, mas que devem obedecer alguns critérios como todos os outros dispositivos da rede de atenção. Algumas já conseguem estar dentro desses critérios, mas uma grande parte ainda não consegue. Precisamos adequar isso”, disse.

SAIBA MAIS

Segundo o Ministério da Justiça, comunidades terapêuticas são entidades privadas, sem fins lucrativos, que realizam acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.