Violência sexual no Maranhão

Maranhão é o 4º em número de casos de violência sexual

Dado foi revelado durante caminhada em prol do tema, realizada na tarde de ontem no Centro de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

O Maranhão é o quarto estado do país com maior número de casos de violência sexual. O dado é da Plan (entidade que cuida da educação das crianças em nível internacional) e foi divulgado durante caminhada, em prol do tema, realizada na tarde de ontem, no Centro de São Luís. A atividade – realizada no Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - contou com a participação de representantes da sociedade civil e grupos de proteção aos mais jovens.

A concentração ocorreu por volta das 15h, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite. Com cartazes e carros de som, jovens discursaram em prol da proteção das pessoas entre zero e 12 de idade. “ Trata-se de um crime a cada dia mais comum na capital maranhense”, enfatizou a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Neuza Ribeiro.

De acordo com a Plan, somente no primeiro quadrimestre deste ano, foram registradas 53 denúncias de crimes relacionados a lesões sexuais cujas vítimas eram jovens. Segundo o Conselho, a área Itaqui-Bacanga é a região da Grande Ilha que concentra o maior número de casos. “ A maioria dos registros está relacionada a pessoas que, em tese, não são parentes, mas que ganham aos poucos a confiança dos familiares da vítima”, explicou Neuza Ribeiro.

Durante o percurso, foram feitas paradas para relembrar os últimos casos de lesões aos direitos dos mais jovens. A caminhada seguiu até a Praça Maria Aragão, onde ocorreram apresentações culturais e novos discursos.

Coragem

Segundo a representante da Plan em São Luís, Creuziane Barros, é necessário que os denunciantes tenham coragem e registrem ocorrência. “ Não adianta a campanha se a pessoa que flagra algum tipo de infração contra a criança ou adolescente não procurar os conselhos tutelares para denunciar”, disse a dirigente.

Segundo dados da Plan, o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes deveria ser, pelo menos, dez vezes maior, caso todos os casos fossem registrados nos órgãos competentes.

“ Infelizmente, as pessoas ainda têm receio de denunciar. Ficam com medo de represálias. No entanto, vale ressaltar que todo o apoio, neste caso, é dado não somente para a vítima como também para quem denuncia”, informou a representante da Plan em São Luís.

Mais

Caso alguém queira denunciar algum caso de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes, basta procurar o conselho tutelar mais próximo ou ligar para o Disque 100.

Frase

“ A maioria dos registros está relacionada a pessoas que, em tese, não são parentes, mas que ganham aos poucos a confiança dos familiares da vítima”

Neuza Ribeiro

Representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Número

53 é a quantidade de denúncias relacionadas a crimes sexuais

contra adolescentes e crianças na capital maranhense em 2016

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.