Turismo

Hotéis têm em média 50% de reservas para o mês de junho em São Luís

O setor cobra uma maior divulgação das atrações culturais que são a marca do período junino e do destino em si

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Movimentação de turistas em  hotéis começa a aumentar
Movimentação de turistas em hotéis começa a aumentar (Hoteis)

A poucas semanas para o início de junho, um dos meses mais festivos em São Luís, os hotéis registram em média 50% dos quartos reservados para o período. Apesar da proximidade, o setor tem uma expectativa de que a taxa de ocupação seja de 100% durante os festejos juninos.

No Praia Mar Hotel, localizado na Ponta d’Areia, a taxa de reservas está em torno de 50%, segundo o responsável pelo setor de reservas e eventos, Alex Cavalcante. Como o hotel tem público predominantemente de turismo de lazer, o responsável explica que esse percentual de ocupação poderia ser bem melhor, visto o pouco tempo para as festas. Mas há expectativa de melhora.

No Hotel Veleiros, a situação é semelhante. As reservas chegam a 60%, e a procura tem sido intensa, segundo a responsável, Leni Medeiros. Por isso, a expectativa é de que a taxa de reservas seja de 100% até o fim de maio. “Estamos com uma expectativa muito boa. Mesmo vindo de outros períodos ruins, como o início do ano, o mês de junho já deu uma boa movimentada”, afirmou.

Ainda de acordo com Leni Medeiros, o público de turismo de negócios é predominante no estabelecimento. Mas muitos hóspedes con­ciliam a viagem e o lazer e isso se transforma em oportunidade de conhecer a cidade e retornar com a família posteriormente.

No Litorânea Praia Hotel, a ocupação para junho está em 45%. Segundo Taynara Louzeiro, do setor responsável, o percentual é considerado baixo, se comparado com outros anos. Mas há uma grande expectativa de que aumente nos próximos dias. “Muita gente deixa para confirmar a reserva quase em cima do período”, completou.

Divulgação
Os percentuais são um pouco diferenciados e avaliados como positivos para uns ou nem tanto para outros, considerando o pouco tempo que falta para o período junino. Mas os responsáveis pelos hotéis concordam em um ponto: falta mais divulgação das atrações culturais.

As apresentações de grupos de bumba meu boi e outras atrações costumam atrair muitos turistas para São Luís. Mas ainda hoje não é vista ampla divulgação disso. “A mesma queda que sentimos no ano passado, estamos vendo neste ano. Não ve­mos a divulgação expressiva do que é o nosso São João, o maior atrativo do mês”, afirmou Leni Medeiros.

Sobre a situação, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), informou que vem realizando projetos para ampliar a malha aérea com destino ao estado e ações permanentes de promoção e marketing com o objetivo de atrair turistas para o Maranhão.

Desde o ano passado, o Governo do Maranhão, após estudos técnicos e rodadas de diálogo, anunciou a redução da alíquota de querosene para as companhias aéreas que operam nos aeroportos do estado. A medida intensificou o número de voos no Maranhão.

Em 2015, a Sectur esteve presente em 17 eventos turísticos, e neste ano, as potencialidades turísticas do Maranhão já foram apresentadas em dois grandes eventos do setor: a ITB Berlin, feira dedicada à indústria de turismo, e na WTM Latin America, maior feira de turismo da América Latina, realizada em São Paulo.

Para este ano, já está sendo planejada a participação do estado em outros eventos de projeção turística, além da realização de promoção das atrações e potenciais turísticos do estado na mídia nacional, em televisão, revistas e jornais. A Sectur informou ainda que realizará a pro­gramação oficial do São João do Maranhão de 17 a 29 de junho.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís, mas não obteve retorno até o fechamento desta página.

SAIBA MAIS
Além da falta de divulgação do São João do Maranhão, outros problemas já preocupavam o trade turístico. O acesso à capital pela esburacada BR-135, a falta de infraestrutura do Centro Histórico e outros, como
os níveis de poluição na orla da cidade, são alguns dos motivos de preocupação denunciados por O Estado neste mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.