Solidariedade

Campus da UFMA prepara-se para receber Ação Global

Universidade iniciou atividades para garantir infraestrutura adequada para o evento deste sábado e mobiliza centenas de estudantes voluntários

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
(Ação Global)

O Campus Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) já está iniciando os preparativos para receber a 23ª edição da Ação Global, neste sábado. O evento é uma parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) com a Rede Globo, através de sua afiliada, a TV Mirante. “Os serviços ocorrerão no Centro Pedagógico Paulo Freire, no ginásio do Colégio Universitário e no Huzinho. Também fechamos parceria com a Polícia Militar e prefeitura de campus para garantirmos segurança plena durante o evento, pois a estimativa de público é muito grande”, ressaltou Marilene Sabino, diretora do Departamento de Extensão da UFMA.
A expectativa, segundo Rita Samara, coordenadora de Promoção à Saúde do Serviço Social da Indústria (Sesi) no Maranhão e também da Ação Global, é de que a quantidade de atendimentos este ano supere a edição de 2015, quando 174 mil pessoas foram atendidas. Isto porque o número de profissionais que se dispuseram a ajudar também aumentou: serão mais de 200, incluindo vários médicos em diversas especialidades.
A própria UFMA irá disponibilizar 200 monitores voluntários escolhidos entre os alunos da instituição. Esses monitores atuarão dando uma atenção especial ao combate ao mosquito Aedes aegypti. Essa campanha ocorre de forma sistemática com a Secretaria de Estado da Educação. A universidade também vai oferecer serviços dos seus projetos de extensão, que hoje somam mais de 690. “Muitos alunos se inscreveram para serem voluntários no evento. Então, vamos oferecer monitores para atuarem no acolhimento ao público", explicou Marilene Sabino.
Ainda estão previstos atendimentos em 49 especialidades médicas, incluindo cardiologia, oftalmologia, pediatria, dermatologia, ginecologia, vacinação, informações para a sociedade e serviços odontológicos diversos.

Inclusão digital
A unidade móvel de inclusão digital do Serviço Social da Indústria (Sesi) foi o primeiro serviço a aportar no Campus do Bacanga para a Ação Global. Desde ontem, o caminhão, que conta com 15 computadores, está estacionado em frente ao Centro Pedagógico Paulo Freire, oferecendo cursos rápidos sobre como criar um blog, e-mail e navegar nas redes sociais com responsabilidade.
As aulas já estão sendo ministradas, no período da manhã e da tarde, estando sujeitas a lotação da sala. “São cursos rápidos. O nosso objetivo aqui é mostrar o básico e levar o aluno a buscar um curso mais aprofundado”, explica o professor Wesley Herom. A carreta permanece até sábado, no campus.

PEÇAS

AÇÃO GLOBAL 2015

Em 2015, mais de 174 mil atendimentos foram realizados durante a 22ª edição do Ação Global, realizada em 30 de maio de 2015. No total, mais de 54 mil pessoas receberam diversos tipos de atendimentos nas áreas de saúde, educação, cidadania, cultura, entre outras, e 3.500 voluntários ofereceram seus serviços e trabalho.

Mais:

Veja a programação completa de atendimentos em oestadoma.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.