Extraviados

298 documentos perdidos estão na PM à espera de titulares

São carteiras de identidade, carteira de motoristas, CPF e outros tipos de documentos; há carteiras e cartões que estão no Comando Geral há vários anos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Documentos permanecem no Comando Geral da Polícia Militar, para onde foram levados após serem encontrados
Documentos permanecem no Comando Geral da Polícia Militar, para onde foram levados após serem encontrados (Documentos)

Um total de 298 documentos perdidos permanece no Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, em São Luís, à espera de seus titulares. São carteiras de identidade, carteiras de motorista, CPF e outros tipos, que foram perdidos pelos proprietários, principalmente em locais de grande aglomeração de público.

Os documentos estão guardados na 5ª Seção do Comando Geral da PM, setor responsável pela Comunicação Social. Existem documentos que estão no local há vários anos e os titulares já tiraram a segunda via, antes mesmo de procurá-los na Polícia Militar.

Perdidos
As carteiras de identidade e de motoristas são os principais documentos que estão no local. Há também um grande volume de cartões de meia passagem estudantil, cartões de crédito, passaportes e certificados de reservistas.

Na maioria das vezes, assim que encontrados, esses documentos são levados para as unidades operacionais da PM, como os batalhões, e depois transferidos para o Comando Geral da corporação, onde ficam guardados. Há casos em que as pessoas encontram esses documentos e os levam diretamente para o comando.

Assim que os perdem, as pessoas têm o costume de providenciar imediatamente a segunda via desses documentos, mas acabam se sujeitando ao pagamento de taxas e à espera para o recebimento deles. Já outras preferem procurar a polícia para constatar se o documento perdido não foi encontrado por alguém: em média, quatro pessoas por dia vão ao comando para saber se os seus documentos não estão no local.

Sistema
De acordo com o major Antônio Leal, no momento está em fase de teste um sistema para facilitar a catalogação e identificação dos documentos perdidos. A ideia é que ele seja disponibilizado para o público fazer a consulta nele para saber se seus documento encontra-se em poder da PM. Contudo, esse novo modelo de organização ainda está na fase de testes.

Assim que o sistema estiver finalizado, o documento perdido ficará no quartel da PM por um determinado tempo e, caso o proprietário não buscá-lo, ele será remetido para os órgãos emissores. Nos últimos dois meses, cerca de 300 documentos perdidos foram recolhidos. Em caso de perda de cartões de crédito, se não recupe­rados pelos donos dentro do prazo estabelecido, ele são encaminhados para os bancos de origem. As carteiras de identidade são encaminhadas para a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e as de motorista para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Dicas para não perder os documentos

  • Confira sempre se os seus documentos estão com você
  • Guarde os documentos em local apropriado
  • Não viaje com pertences desnecessários
  • Organize-se e saiba o que está levando

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.