Doenças

Doenças causadas pelo Aedes aegypti fazem aumentar procura por hospitais

Pessoas com sintomas das três doenças transmitidas pelo mosquito - dengue, febre chikungunya e zika vírus - estão lotando unidades de saúde; na Unidade Mista Itaqui-Bacanga, movimento de pacientes é constante

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Nas unidades de saúde de São Luís, é grande a procura por atendimento a pessoas com sintomas das três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Área endêmica, a Itaqui-Bacanga está entre as que têm maior número de notificações na capital. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em todo o Maranhão foram notificados mais de 25 mil casos de dengue, febre chikungunya e zika vírus este ano.

Ontem, na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, localizada na Avenida dos Portugueses, pacientes com sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes buscavam atendimento médico. Situação cada vez mais comum, segundo a direção da unidade. “No início deste ano, há mais gente buscando atendimento que nos últimos meses do ano passado. Hoje, está até vazia a unidade. Tem dias bem mais cheios”, afirmou Esther Moura, diretora geral.

Com sintomas como febre e dores no corpo e nas articulações, José de Ribamar Matias foi até a Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, na manhã de ontem, em busca de atendimento médico. “Vim logo porque pode ser só uma virose, mas é melhor saber antes de piorar”, comentou o vigilante. Aos 25 anos, ele faz parte do grupo que tem lotado os hospitais da cidade. “A maioria dos nossos pacientes é idoso e adulto jovem”, informou Esther Moura.

Plantão
Na unidade, são feitos cerca de 300 atendimentos por plantão – das 7h às 19h e das 19h às 7h -, totalizando 600 atendimentos a cada 24 horas e, desse total, pelo menos a metade é notificada como suspeita de dengue, febre chikungunya e zika vírus. “Quando esse paciente chega aqui, nós fazemos o primeiro atendimento para aliviar os sintomas, e se a situação clínica dele indicar para uma das três doenças coletamos material que é enviado a laboratório para a confirmação”, explicou Esther Moura.

Segundo a diretora da unidade, 40% das notificações são confirmadas após exames laboratoriais.
Por causa no aumento da demanda, a unidade teve de aumentar o número de profissionais para atender a população. Agora em cada plantão há dois médicos à disposição. Além do atendimento de emergência, a unidade tem alas de internação para os casos que necessitem de atendimento mais específico, conforme informou a direção da Unidade Mista do Itaqui-Bacanga. “Além daqui, as unidades mistas São Bernardo, Bequimão e Coroadinho tiveram que aumentar o total de profissionais por causa do crescimento da demanda de pacientes”, afirmou Esther Moura.

Notificações
A SES informou que, de 3 de janeiro até 14 de maio de 2016, foram notificados mais de 25 mil casos das doenças transmitidas pelo Aedes, no Maranhão. A maioria dos casos notificados e confirmados é de dengue. A febre chikungunya aparece em seguida em total de casos notificados. Apesar de ter o menor número de casos notificados, o zika vírus preocupa por causa da microcefalia. De acordo com boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o Maranhão ocupa o 3º lugar no ranking de estados com mais casos confirmados de microcefalia no país.

Para eliminar os focos do Aedes aegypti, a Prefeitura de São Luís tem feito mobilizações nos bairros a capital. Desde o início da campanha de combate ao Aedes, já foram realizadas 13 ações do tipo. A última aconteceu sábado, dia 7, nos bairros da Vila Embratel e Residencial Piancó, na área Itaqui-Bacanga.
Durante a mobilização, foram visitados nove mil imóveis nesses dois bairros, distribuídos entre residências e estabelecimentos comerciais. Cerca de 350 agentes comunitários e de endemias fizeram vistorias para identificar e tratar possíveis focos do Aedes na região.

O objetivo da ação é reduzir os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti na capital maranhense. Toda semana a Prefeitura realiza uma nova etapa da campanha, prioritariamente nas regiões onde há maior incidência de casos de dengue, chikungunya e vírus Zika. Os bairros São Francisco, Ilhinha, São Raimundo, Pontal da Ilha, Vinhais, São Cristóvão, Ipem São Cristóvão, Cohapan, Cohab, Cohatrac e Cidade Operária estão entre os bairros que já receberam a ação de combate ao mosquito.

Números
19.213
casos de dengue foram notificados este ano, no Maranhão
17.272 casos de dengue foram confirmados este ano, no Maranhão
1.941 casos de dengue estão em investigação este ano, no Maranhão
4.031 casos de febre chikungunya foram notificados este ano, no Maranhão
2.438 casos de zika vírus foram notificados este ano, no Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.