Cidadania

Ação Global terá serviços diversos

Evento será realizado das 8h às 17h no campus da UFMA pelo Sesi e a TV Globo/TV Mirante com atendimentos em educação, saúde, cidadania e esporte

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Exame ofalmológico será um dos serviços oferecidos no Ação Global
Exame ofalmológico será um dos serviços oferecidos no Ação Global (Ação global)

Mais de 100 serviços relacionados à saúde e cidadania serão oferecidos de forma gratuita para a população durante o 23º Ação Global. O evento, que tem como tema “Qualidade de Vida”, acontecerá neste sábado, 21, no Campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.

O evento é uma parceria entre o Serviço Social da indústria (Sesi) e a TV Globo/ TV Mirante. Pelo quarto ano consecutivo, a atividade será realizada na área da universidade com o intuito de atender, principalmente, a comunidade da região Itaqui/Bacanga, que mais necessita dos serviços que serão oferecidos durante o Ação Global.

São diversos serviços nas áreas de saúde, cidadania, educação, cultura, entre outros, que serão oferecidos para a população. Os serviços da área da saúde terão especialidades, como pediatria, ginecologia, cardiologia, urologia, geriatria, oftalmologia, clínica geral, e outros. Além de consultas médicas, serão feitos testes de glicemia, verificação de pressão arterial, avaliação nutricional e distribuição de medicamentos.

Na área de cidadania, serão emitidos documentos, como RG e CPF. Durante o Ação Global também serão feitas inscrições para o casamento comunitário e orientações jurídicas. Para a habilitação ao casamento, é preciso informar: certidão de nascimento (original), se for solteiro; certidão de casamento com averbação do divórcio (original), se divorciado; certidão de casamento com a comunicação do óbito, ou certidão de óbito (originais), se viúvo; e comprovante de residência, documento de identidade e duas testemunhas munidas dos documentos pessoais.

Saúde e cidadania

Além das áreas de saúde e cidadania, o Ação Global conta com serviços de cultura, esporte e lazer e educação. A programação diversificada oferecerá serviços ao público de todas as faixas etárias. Uma das novidades deste ano será a participação das indústrias, que farão demonstrações para o público presente dos produtos e serviços que as empresas disponibilizam para a comunidade.

Outra novidade é relacionado a um convênio feito com a Secretaria Estadual de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), que possibilitará, durante o evento, a exposição de produtos feitos pelos internos das unidades prisionais. Também serão oferecidas oficinas para as pessoas, ensinando-as como fazer esses produtos.

“Nós esperamos um público grande para os serviços que vão ser oferecidos. É o maior evento de cidadania do país”, destacou a superintendente regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Roseli Ramos.

No ano passado foram realizados 174.375 atendimentos durante o evento, superando a edição de 2014, quando foram contabilizados 139.032 atendimentos ao público. Em 2015, os dados mostram também que 58.125 pessoas foram atendidas enquanto que em 2014 um total de 45.700 pessoas foram atendidas. Com relação à quantidade de voluntários, no ano passado foram 3.500 voluntários enquanto que em 2014 foi registrada a presença de 3.500 voluntários.


Saiba Mais

O Ação Global faz parte das ações da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) pelo Dia da Indústria, a ser comemorado no dia 25 de maio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.