Cinema

Para entender um pouco de cinema

39ª edição do Festival Guarnicê de Cinema tem inscrições abertas até o dia 29 de maio; programação prevê diferentes abordagens, com a presença de ministrantes de outros estados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Mayana Neiva comandará oficina sobre a construção do personagem
Mayana Neiva comandará oficina sobre a construção do personagem (Mayana Neiva)

As oficinas da 39ª edição do Festival Guarnicê de Cinema estão abertas até o dia 29 de maio. O evento, que acontecerá de 6 a 11 de junho, exibirá 20 filmes, sendo 16 curtas e quatro longas-metragens. As produções foram escolhidas por cinco curadores, especialistas em audiovisual. O festival é apresentado pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo.

Para se inscrever nas oficinas, é preciso acessar a página do festival (www.cultura.ufma.br/39guarnice), onde constam todas as orientações sobre os cursos. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas. A programação prevê seis oficinas com as temáticas Cada participante deverá inscrever-se em apenas uma oficina.

Entre as que serão oferecidas, “Da Ideia ao Roteiro” abordará conceitos básicos para criação de um roteiro cinematográfico (ficção e documentário), passando pela concepção da ideia, escrita do argumento, escaleta, sinopse, desenvolvimento de personagens e diálogos, até a escrita e formatação do roteiro propriamente dito. A ministrante será Maria Augusta Vilalba Nunes, mestre em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina. Augusta é sócia da “Novelo Filmes” e dedica-se a escrever roteiros e desenvolve projetos de curtas, longas e séries.

A oficina “A Construção da Personagem no Audiovisual”, por sua vez, trabalhará o corpo e a voz do ator, assim como seu discurso como artista, com jogos teatrais e expansão da consciência corporal a partir de diferentes técnicas. A ministrante será a atriz e escritora Mayana Neiva. “Formatação e Estratégias de Viabilização de Projetos Audiovisuais” é o tema da oficina a ser ministrada por Paula Mendes, que atua na área de produção audiovisual com passagens pelas produtoras SetCom e Ocean Films.

Além disso, serão ministradas ainda as oficinas “A Montagem e a Construção da Narrativa”, por Cíntia Domit Bittar, e “Animação”, por Enzo Giaquinto (Belo Horizonte, MG) e Maurício Nunes (UFPE). Todas as atividades serão realizadas em parceria com a “Novelo Filmes” e animadores convidados.

O Festival Guarnicê de Cinema é o quarto festival de audiovisual mais antigo do Brasil e o mais antigo festival de cinema do Maranhão. Foi criado em 1977 com o nome de I Jornada Maranhense de Super8. Nas últimas edições do Festival Guarnicê de Cinema foram exibidos mais de mil filmes de curta, média e longa metragem; foram realizadas cerca de cem oficinas envolvendo dois mil participantes, do Maranhão e de outros estados.

Serviço

O quê

Inscrições para oficinas do Festival Guarnicê de Cinema

Quando

Até o dia 29 de maio

Onde

Pelo site www.cultura.ufma.br/39guarnice

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.