Benefício

Contra queda de natalidade, ministra quer ampliar ''Bolsa Família'' da Itália

No ano passado, apenas 488 mil bebês nasceram em solo italiano, menos do que em qualquer ano desde que o Estado moderno foi fundado, em 1861

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Roma - Diante de uma queda "apocalíptica" no número de nascimentos no país, a ministra da Saúde da Itália defendeu a ampliação do benefício concedido a bebês de famílias de baixa renda para incentivá-las a ter mais filhos. Apenas 488 mil bebês nasceram em solo italiano em 2015, menos do que em qualquer ano desde que o Estado moderno foi fundado, em 1861.

Para a ministra Beatrice Lorenzin, o bônus mensal concedido a esses lares deveria ser o dobro dos 80 euros atuais (R$ 320). E, como uma forma de encorajar a formação de grandes famílias, ela também pediu pagamentos maiores a pais que têm o segundo ou mais filhos.

Em entrevista ao jornal "La Repubblica", Lorenzin afirmou: "Se continuarmos a lidar com isso como fazemos agora e falharmos no objetivo de reverter essa tendência, teremos menos de 350 mil nascimentos anuais daqui a dez anos, 40% menos do que em 2010 —um apocalipse".

Ela acrescentou: "Em cinco anos, perdemos mais de 66 mil nascimentos (por ano)... Se ligamos isso ao aumento no número de pessoas idosas e cronicamente doentes, temos o retrato de um país moribundo".

Benefício

O pagamento do benefício, instituído no ano passado, está disponível para bebês nascidos entre o início de 2015 e o fim do ano que vem e é concedido até o terceiro aniversário da criança.

A ministra, influente integrante do governo do premiê Matteo Renzi, quer que o direito seja estendido a todas as crianças com menos de três anos de idade.

A Itália tem uma das taxas de natalidade mais baixas da Europa. Segundo números coletados pelo Banco Mundial, em 2014 eram só 8 nascimentos para cada mil habitantes, contra 12 no Reino Unido e 13 nos Estados Unidos.

No Brasil, foram 14 nascimentos para cada mil habitantes no ano passado, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.